23/08/2022

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Escola Técnica de Ortigueira forma nova turma de estudantes

Projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná e com a prefeitura de Ortigueira, a única escola técnica de mecânica e operações de máquinas florestais da América Latina realizou no dia 6 de agosto, a formatura de 50 alunos dos cursos de Operações de Máquinas Florestais e de Manutenção de Máquinas Pesadas. De todos os formandos, 46 realizaram o Programa de Estágio na Klabin, sendo que 7 deles já foram contratados pela empresa antes mesmo da formatura, reforçando o compromisso da empresa em promover a educação e as oportunidades no mercado de trabalho nas regiões em que atua.

 

“A formatura desses profissionais irá contribuir fortemente para aumentar suas chances de emprego na Klabin e nas diversas empresas do setor de papel e celulose brasileiras”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

 

Homenageado como patrono das turmas, o diretor Florestal da Klabin, José Totti, destacou a importância da mão de obra qualificada ser formada em Ortigueira, beneficiando alunos de todos os municípios da região, já que a escola oferece internato. Como prova disso, ao final de sua fala na cerimônia, anunciou que a Klabin está com 80 vagas abertas para operadores de máquinas florestais e 20 vagas para mecânicos de máquinas pesadas. “É muito importante para a Klabin presenciar mais uma formatura do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira, projeto tão importante para a Companhia, que busca cada vez mais alinhar a inovação com o desenvolvimento sustentável”, complementa Totti.

 

O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira foi inaugurado em 2020 com o objetivo de tornar-se referência em formação de operadores e mecânicos florestais e teve seus primeiros alunos formados em dezembro do ano passado. Para isso, foram visitadas escolas-modelo na Suécia e na Finlândia, países com tradição nesta formação técnica. A escola ainda oferece o curso de Agronegócio.

 

“A Escola Técnica promove o conhecimento teórico aliado à prática, beneficiando vários alunos que possuem a chance de saírem empregados. Agradecemos a Klabin e ao governo do estado do Paraná pela parceria de sucesso”, afirma Sueli Aparecida Martins, chefe do Núcleo de Educação de Telêmaco Borba.

 

Sobre o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira

 

O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira possui uma estrutura completa com salas de aula, laboratórios equipados, banheiros, cozinha industrial, refeitório, quadra poliesportiva, e área de lazer. A escola tem capacidade para até 800 estudantes. O espaço ainda conta com internato exclusivo para alunos, ingressos nos cursos do formato integral. A escola recebe verbas federais e estaduais para sua manutenção física, humana e pedagógica. O Centro oferece em cursos técnicos em horário integral e meio período noturno nas seguintes modalidades:

 

Técnico em agronegócio integral;

 

Técnico em Operações de Máquinas Florestais integral;

 

Técnico em Operações de Máquinas Florestais subsequente integral;

 

Técnico em Operações de Máquinas Florestais subsequente noturno;

 

Técnico em manutenção de máquinas pesadas integral;

 

Técnico em manutenção de máquinas pesadas subsequente noturno;

 

Fonte – Klabin

 

https://reservanews.com.br/2022/08/23/escola-tecnica-de-ortigueira-forma-nova-turma-de-estudantes/