23/02/2021

Wolff Klabin volta às aulas de cara nova

 Cerca de um ano depois do início do isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus, os alunos do Colégio Estadual Wolff Klabin se preparam para a primeira etapa do retorno às aulas semipresenciais, que acontecerá no dia 1 de março de forma híbrida, com uma novidade: as obras feitas em parceria entre a Klabin e a Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, estão na reta final para a entrega de uma nova escola, totalmente modernizada.

 

As obras que a Klabin vem realizando na escola estão 92% concluídas. Já estão prontas as salas de aula, biblioteca, sala dos professores, banheiros e despensa nova de alimentos. O sistema de monitoramento por câmeras já está em funcionamento. Há pequenos detalhes ainda para a conclusão da reforma elétrica e paisagismo, incluindo a fachada nova da escola. As obras do ginásio estão dentro do cronograma e deverão ser concluídas em março, juntamente com o Laboratório de Inovação.

 

“Com as obras realizadas e com o apoio da consultoria em planejamento e gestão escolar, os alunos, professores e funcionários começarão o ano letivo em uma escola totalmente nova e modernizada”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin.

 

Neste primeiro momento, 50% dos alunos matriculados poderão ter aulas presenciais e 50% permanecerão no ensino à distância, no esquema de revezamento. A volta faz parte do plano de retorno anunciado pelo Governo do Estado do Paraná, seguindo todos os protocolos definidos pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Educação e do Esporte do Paraná, com medidas de segurança sanitária e pedagógicas previstas. Com isso, então, haverá um período de aproximadamente um mês com convívio entre alunos, professores e trabalhadores que estarão finalizando as obras.

 

Portanto, além da preocupação com segurança, os protocolos de prevenção e combate à COVID-19 receberão ainda mais destaque nessa rotina. Todas as áreas que estão em reforma estão devidamente isoladas e sinalizadas, sempre com a orientação adequada de funcionários e um monitoramento feito pelo sistema de segurança instalado no local, que já está em funcionamento.

 

“Estamos muito satisfeitos em ver uma obra desafiadora e complexa como essa já em vias de ser concluída. Certamente será uma contribuição importante para tornar o Colégio Wolff Klabin, novamente, uma referência em educação na nossa região”, comenta Sueli Aparecida Martins, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

 

A equipe de trabalho do projeto, que está em ritmo acelerado e segue o cronograma previsto, utilizará banheiros diferentes dos professores e alunos do colégio e suas refeições serão feitas em horários alternados. Todos os colaboradores passam por testagem de COVID-19 e são constantemente monitorados por uma equipe médica, além da obrigatoriedade de exercerem suas funções com máscaras de proteção e abastecidos de álcool em gel para procedimentos de higiene.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

 

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

 

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.