Klabin na mídia
27/10/2025
Klabin conquista certificação internacional FSC® para mel produzido na Serra
Por Ibá
27/10/2025
Pela primeira vez nas Américas, o mel passou a ser reconhecido oficialmente como um produto florestal não madeireiro (PFNM) dentro dos critérios de certificação do FSC® (Conselho de Manejo Florestal, em português). A conquista representa um marco na gestão sustentável de áreas florestais na Mata Atlântica e é resultado de uma jornada construída de maneira colaborativa entre a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), o FSC Brasil e os produtores de mel da serra catarinense.
A certificação se tornou viável após a recente atualização dos padrões do FSC®, que passou a contemplar produtos como o mel no escopo de manejo responsável. Atenta à mudança, a Klabin, que desde a década 1950 adota o plantio em forma de mosaico, intercalando áreas plantadas de pínus e eucalipto com extensas faixas de florestas nativas conservadas, enxergou uma oportunidade de gerar valor compartilhado com os produtores locais.
Em Santa Catarina, a Companhia mantém operações florestais em diferentes municípios, locais nos quais há presença histórica da apicultura. A prática é realizada por produtores autorizados, que aproveitam a diversidade da flora local e a ausência de defensivos agrícolas para conduzir uma produção de mel diferenciada.
“Essa certificação reconhece a qualidade do mel da região e reforça o impacto positivo que uma floresta manejada de forma sustentável tem sobre a sociedade do entorno. Trata-se de um exemplo concreto de como o uso múltiplo da floresta pode gerar valor e oportunidades. E demonstra, ainda, como uma empresa pode ser catalisadora de arranjos produtivos locais para promover o desenvolvimento sustentável”, explica Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.
O reconhecimento do manejo do mel nas áreas da Klabin, é a primeira etapa do processo. Agora, o próximo passo é a preparação da Associação dos Apicultores do Planalto Serrano Catarinense, composta por 26 produtores, para obter a certificação da cadeia de custódia. Assim, o mel passará a ser rotulado com o selo FSC®, o que atesta sua qualidade e deve abrir novos canais para comercialização. Além de ceder as áreas para os apicultores instalarem suas caixas, a Klabin apoiou a estruturação legal da Associação, viabilizou a interlocução com o FSC® e o Imaflora, e colaborou no preenchimento dos documentos necessários para a auditoria.
#FSC #SerraCatarinense #ProduçãoDeMel
Link: https://iba.org/comunicacao/noticias-do-setor/klabin-conquista-certificacao-internacional-fsc-para-mel-produzido-na-serra/
pt
en
es