12/08/2025

Transformando desafios em oportunidades sustentáveis: fique por dentro do Forest Products Latam Conference 2025

Por Fernanda Capo
12/08/2025

Perspectivas de mercado e práticas sustentáveis estiveram em destaque no primeiro dia da conferência da Fastmarkets



O primeiro dia do Forest Products Latin America Conference 2025, realizado nesta terça-feira (12), em São Paulo, abriu com as boas-vindas de Raju Daswani, CEO da Fastmarkets, e uma série de debates estratégicos que reuniram executivos e especialistas do setor de celulose, papel e produtos florestais. As discussões abordaram desde mudanças nas dinâmicas globais de mercado até a transição para uma economia mais sustentável e integrada.

Logo pela manhã, Marina Faleiros, da Fastmarkets, conduziu um bate-papo com Beto Abreu, presidente da Suzano, sobre estratégias para manter a competitividade em um cenário de tarifas e incertezas econômicas. Na sequência, Raju Daswani apresentou o Prêmio CEO do Ano da América Latina, antes da conversa entre Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, e Rafael Barcellos, do Bradesco BBI, que explorou soluções de mercado e o papel da inovação.

O programa seguiu com apresentações de Daniel Sasson (Itaú BBA) e Rodrigo Libaber (Eldorado), sobre produção de celulose e energia a partir de biomassa; Praveen Singhavi (Bracell), que falou sobre expansão estratégica e sustentabilidade; e Guilherme Viesi (CMPC), que discutiu volatilidade de preços e inovação. Patrick Cavanagh (Fastmarkets) encerrou a manhã com uma análise sobre a oferta e demanda de celulose e tendências globais.

À tarde, o foco voltou-se para perspectivas de mercado e práticas sustentáveis, com apresentações de Marcos Madruga (Fastmarkets) sobre o comércio global de cavacos de madeira, Massimiliano Santavicca (Veolia) sobre competitividade sustentável, e Rafael Barisauskas (Fastmarkets) com um panorama econômico da América Latina. Ana Luci Grizzi (ALG Climate & Natural Capital Governance) trouxe insights sobre a COP30 e seu impacto nas florestas plantadas.

Encerrando o dia, Fernando Scucuglia (Valmet) falou sobre automação e descarbonização; Rafael Gibini (Melhoramentos) e Mateus Saraiva (Fastmarkets) discutiram inovação em embalagens; e um painel moderado por Jorge Barbosa (Fastmarkets) reuniu Luis Bueno (Suzano) e Eduardo Aron para debater o futuro do papel tissue e sua expansão global.

Com intensa participação de representantes da indústria, o evento mostrou que o setor de base florestal da América Latina está atento às transformações globais e busca alinhar crescimento econômico, competitividade e sustentabilidade para enfrentar os desafios dos próximos anos.

#Reconhecimentos #Sustentabilidade

Link: https://newspulpaper.com/fastmarkets-desafios-oportunidades-sustentaveis/