0. VISÃO GERAL - MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE | bloco de texto

Na Klabin, a sustentabilidade é uma criação contínua de valor, que privilegia o equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental. Somos uma empresa de base florestal diferenciada e de gestão responsável, comprometida com a biodiversidade. Trabalhamos de forma colaborativa com nossos clientes e fornecedores, sempre pautados pela inovação e melhoria constante de nossos produtos e processos. Promovemos o engajamento e o desenvolvimento da nossa gente e das comunidades onde atuamos, visando resultados crescentes e sustentáveis para toda a cadeia de valor, de forma integrada.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Manejo florestal responsável

O plantio em mosaico é a marca registrada da Klabin. O sistema mescla vastas áreas de florestas nativas preservadas – que correspondem a quase metade da área florestal da empresa – com florestas plantadas de pínus e eucalipto. Esse manejo ajuda na proteção dos recursos naturais, melhora o potencial de produção das florestas e colabora com a conservação da biodiversidade por meio dos corredores ecológicos, que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres pelas nossas áreas florestais.

Preservação das nascentes

Todas as operações da Klabin consideram aspectos de gestão ambiental em suas estratégias. Entre eles, estão a conservação dos recursos naturais, o controle dos impactos ambientais e o monitoramento da biodiversidade. Damos atenção especial a proteção das nascentes e cursos d'águas localizadas nos arredores de nossas operações.

Produtividade florestal

A produtividade das florestas de eucalipto da Klabin é de 54 m3/ha/ano, enquanto a média nacional fica em 35 m3/ha/ano. Já as nossas florestas de pínus têm produtividade de 39 m3/ha/ano, superior à média nacional de 31 m3/ha/ano. A combinação de condições naturais favoráveis, como regime de chuvas e temperaturas nas regiões onde atuamos, além do manejo florestal responsável e pesquisas sobre melhoramento na produtividade, ajudam a explicar a alta produtividade das florestas da Klabin.

2.1 MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE | bloco de texto

RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN)

A Klabin possui Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Paraná e em Santa Catarina, somando quase 9 mil hectares dedicados exclusivamente a estudos científicos, proteção ambiental e preservação dos recursos hídricos. A manutenção desses espaços contribuem para a conservação da biodiversidade no bioma Mata Atlântica.

Publicador de Conteúdos e Mídias

RPPN Complexo Serra da Farofa (SC)

Localizada em Santa Catarina, é a maior RPPN da Klabin. O complexo tem quase cinco mil hectares de área remanescente da Mata Atlântica, com floresta de araucárias e campos de altitude, e abriga as nascentes dos rios Caveiras e Canoas. A RPPN é destinada à realização de pesquisas científicas, ao manejo de recursos naturais e à manutenção do equilíbrio climático e ecológico.

RPPN de Monte Alegre (PR)

Localizada na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), a RPPN ocupa uma área de quase quatro mil hectares e também é um espaço para realização de pesquisas científicas, proteção da biodiversidade local e dos recursos hídricos, além de fornecer sementes de espécies florestais para a restauração de áreas degradadas e proteger eventuais sítios arqueológicos, históricos, culturais e paleontológicos.

0. Parque Ecologico - | bloco de texto

Parque Ecológico

A Klabin mantém um Parque Ecológico na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), com atividades voltadas para a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais silvestres, preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e ao apoio aos projetos de educação ambiental. O local serve de abrigo para animais em situação de risco e que não possuem condições de voltar ao meio silvestre. Criado na década de 1980, o parque Ecológico possui uma área de 9.852 hectares, formado quase em sua totalidade por florestas naturais, e conta com cerca de 180 animais de 50 espécies. 

6. Parque Ecológico Klabin | Destaque de conteúdo interno/externo

Parque Ecológico Klabin

O Parque é uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), o que significa que possui uma concentração significativa de valores relativos à biodiversidade e a ecossistemas raros, ameaçados ou em perigo de extinção. Conheça mais sobre o trabalho do PEK. Saiba mais

3. texto galeria - sustentabilidade | bloco de texto

Galeria de imagens e vídeos

Saiba mais sobre nossos projetos e ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

4. MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE | galeria

5. MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE | Instagram | bloco de texto

BIODIVERSIDADE NO INSTAGRAM

Siga-nos no Instagram para ficar por dentro das notícias sobre o Parque Ecológico, nossas RPPNs e de todo o universo da biodiversidade.

klabin online Instagram