Maykon Airto de Souza
A Klabin é referência mundial em desenvolvimento sustentável. Nossas atividades florestais e industriais baseiam-se nesse conceito para preservar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas nas regiões onde atuamos. A Política de Sustentabilidade da Klabin integra toda a cadeia produtiva para oferecer ao mercado produtos de fontes renováveis e que respeitam o meio ambiente.
POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
Atuamos em diferentes mercados guiados pelos nossos princípios de sustentabilidade. Na Klabin, são eles que norteiam todas as nossas atividades e se refletem na qualidade dos nossos produtos e serviços. Conheça nossa política:
1
Buscar a qualidade competitiva, visando a melhoria sustentada dos seus resultados. Pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo dos processos, produtos e serviços - existentes ou novos - para atender às expectativas dos clientes, colaboradores, acionistas, comunidade e fornecedores e demais públicos de relacionamento.
2
Promover a colaboração com clientes, fornecedores, academia e outras partes interessadas na busca por inovação para os produtos e processos e por melhorias para a cadeia de valor.
3
Garantir a valorização da base florestal a partir de sua transformação em produtos sustentáveis e competitivos.
4
Assegurar de forma sustentável o suprimento de madeira plantada para as suas unidades industriais, sem agredir os ecossistemas associados nas operações próprias e em fomentados.
5
Praticar e promover a reciclagem de fibras celulósicas em sua cadeia produtiva.
6
Evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas. Sempre considerar esses elementos na manutenção e melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos, em operações florestais e logísticas, e no monitoramento de fornecedores críticos em função de aspectos econômicos e socioambientais.
7
Buscar aplicar as mais eficientes tecnologias e soluções de engenharia na implantação de novos projetos e empreendimentos, zelando pela proteção da saúde humana, dos recursos naturais e do meio ambiente.
8
Promover o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores e a busca da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança.
9
Promover uma cultura de disseminação da ética e desenvolver as melhores práticas de governança corporativa.
10
Observar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e orientar suas ações e investimento para o fortalecimento dessa agenda, agindo de modo propositivo em favor do desenvolvimento socioambiental positivo dos locais onde atua.
11
Praticar a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com a plataforma de investimento social privado, com base nas linhas de atuação: desenvolvimento local e educação.
12
Atender à legislação e às normas aplicáveis ao produto, meio ambiente, saúde e segurança.
13
Assegurar que as operações da companhia busquem constantemente a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
14
Promover a conservação da biodiversidade, por meio do desenvolvimento de práticas que garantam o aumento do equilíbrio ecossistêmico, incentivando a pesquisa e parcerias com a academia e atuando com o compromisso da utilização de técnicas de manejo florestal reconhecidas, o que compreende conservar atributos e evitar operar em áreas de preservação de patrimônio natural e/ou que contenham espécies relevantes para a biodiversidade nacional e global.
15
Praticar a gestão responsável de recursos hídricos, em especial nas áreas de estresse hídrico, para assegurar a disponibilidade de água em qualidade e quantidade necessárias para o abastecimento dos territórios onde atua.
16
Evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, considerando constantemente esses elementos na manutenção e melhoria de processos produtivos, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, em operações florestais e logísticas, e no monitoramento de fornecedores críticos em função de aspectos econômicos e socioambientais.
17
Identificar antecipadamente os impactos sociais negativos causados por nossas operações florestais, industriais e de logística para evitá-los, preveni-los e mitigá-los. Simultaneamente, potencializar os impactos positivos de nossas operações por meio de programas e ações sociais em parceria com instituições públicas, privadas e da sociedade civil, promovendo o engajamento e contato frequente, proativo e transparente com as partes interessadas.
18
Atender a legislação e as normas nacionais (e internacionais quando aplicáveis) à segurança e qualidade do produto, meio ambiente, e saúde e segurança ocupacional. Promover o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores diretos e indiretos através da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança, com o compromisso de consultar e promover sua participação ativa na busca da prevenção e mitigação de riscos, e do desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
19
Praticar a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com a plataforma de investimento social privado e suas linhas de atuação: desenvolvimento local (impulsionando as capacidades de planejamento e gestão pública participativa em direção ao desenvolvimento sustentável), educação, meio ambiente e cultura.
Fique por dentro dos compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin. Eles reforçam o comprometimento da nossa atuação orientada para o desenvolvimento sustentável.
Compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) - Constituem uma agenda mundial de desenvolvimento com 17 objetivos e 169 metas estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para governos, sociedade civil e setor privado.
Princípios de empoderamento das mulheres da ONU - Para reforçar o compromisso com a diversidade e promover um ambiente inclusivo, a Klabin aderiu, em 2018, aos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPS, na sigla em inglês). A iniciativa da Organização das Nações Unidas pela Igualdade de Gêneros (ONU Mulheres) orienta as empresas no empoderamento das mulheres dentro da organização, da cadeia de valores e nas comunidades.
Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência - Criado pelo Instituto Ethos, O Movimento tem como objetivo definir estratégias e prioridades para o engajamento dos líderes empresariais na agenda da integridade, com foco especial no aprimoramento das relações público-privadas e no fortalecimento da prevenção e do combate à corrupção no Brasil.
Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV - Com a missão de transformar desafios da sustentabilidade em oportunidades de criação de valor participamos dos desafios das Iniciativas Empresariais do FGVces, que congregam as agendas da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) e Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal), entre outras. Nossa participação desde 2009 tem objetivo de articular com as lideranças empresariais a gestão do clima. Já a participação da Klabin desde 2013 no IDLocal tem como propósito a troca de experiência e a construção de diretrizes para o desenvolvimento local.
Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo - Reúne empresas brasileiras e multinacionais que assumiram o compromisso de não negociar com quem explora o trabalho escravo. Além de restringir economicamente os empregadores que cometem esse crime, o Pacto prevê a promoção do trabalho decente, a integração social dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade e o combate ao aliciamento. As empresas que são signatárias da iniciativa participam do processo de monitoramento do Pacto e têm o compromisso de tornar públicos os resultados de seus esforços para banir o trabalho escravo.
Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção - Segundo o Instituto Ethos, as empresas, ao se tornarem signatárias do pacto, assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente. Além disso, elas se comprometem a vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.
Science Based Targets Initiative - Iniciativa que estabelece metodologias para ajudar as empresas a desenhar uma meta de redução de emissão em consonância com a ciência do clima e o desenvolvimento econômico sustentável. A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter as suas metas aprovadas pelo SBTi.
Business Ambition for 1.5°C – Only Future - Em 2019, aderimos à campanha global da ONU Business Ambition for 1.5º C – OUR ONLY FUTURE. Com isso, assumimos o compromisso de reduzir as emissões de GEE, contribuindo para conter o aumento da temperatura do planeta em 1,5º C.
TCFD – Task Force on Climate Related Financial Disclosure supporter - Sigla em inglês para Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima, iniciativa que fornece recomendações para permitir aos mercados e abordar o impacto financeiro das mudanças climáticas, ampliando a transparência sobre os riscos relacionados ao clima e as oportunidades de promover tomadas de decisão financeiras mais bem informadas.
Race to Zero - Há anos a Klabin vem trilhando um caminho no combate às Mudanças Climáticas. A empresa, que tem a sustentabilidade como pilar de sua gestão, sabe da urgência do tema e da importância da mobilização de todos para garantir o futuro do nosso planeta. Junto à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a Companhia convida empresas e sociedade a apoiarem a causa da redução das emissões de gases de efeito estufa com base na ciência.
Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ - A Klabin assinou o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que elaborou os 10 compromissos para garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+ dentro das Companhias. O Fórum conta com grupos de trabalho divididos por temas (liderança, saúde, comunicação e outros) que se encontram periodicamente para discutir sobre como avançar em relação a cada um dos compromissos.
PACTO GLOBAL DA ONU - Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar empresas e organizações na adoção de 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Medidas Anticorrupção, a fim de que desenvolvam ações de enfrentamento dos desafios da sociedade.
PACTO GLOBAL DA ONU - Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar empresas e organizações na adoção de 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Medidas Anticorrupção, a fim de que desenvolvam ações de enfrentamento dos desafios da sociedade.
PACTO EMPRESARIAL CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RODOVIAS BRASILEIRAS - A Klabin é signatária deste Pacto, que visa acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, pela adesão ao Programa Na Mão Certa da Childhood Brasil e Instituto Ethos em 2016. É composto por seis compromissos, que abordam temas de condições de trabalho de caminhoneiro, campanhas de sensibilização, apoio de projetos e monitoramento de práticas.
SUSTAINABILITY ACCOUNTING STANDARDS BOARD (SASB) - O SASB é um conjunto de padrões para ajudar na identificação, gerenciamento e relato dos temas de sustentabilidade da organização, passando por questões ambientais, sociais e de governança que podem impactar seu desempenho financeiro. Seu público principal são as grandes empresas e os investidores. Em 2020, a Klabin passou a relatar os indicadores SASB recomendados para os setores de embalagem, papel e celulose e florestal.
GHG PROTOCOL - A Klabin, desde 2013, faz parte deste programa, que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e a publicação de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional. Originalmente desenvolvido nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI), o GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE.
Movimento Mente em Foco. - A iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade como um todo no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental. O Movimento é uma forma de trazer para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas sim como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias - um avanço no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).
Para atestar a credibilidade dos nossos produtos, garantir qualidade e reiterar nosso compromisso com a melhoria contínua, contamos com processos certificados por vários sistemas e metodologias amplamente reconhecidos no mercado mundial. Nossas certificações confirmam o pioneirismo da Klabin na busca para atender às necessidades dos clientes, antecipando-se às tendências do mercado. Neste espaço você vai encontrar licenças e outros documentos que asseguram nosso compromisso com a sustentabilidade em todos os processos industriais da companhia.
Conheça as principais certificações e documentos da Klabin:
- FSCⓇ - Forest Stewardship CouncilⓇ
A Klabin foi a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose no Hemisfério Sul a certificar o manejo florestal, em 1998. São dez princípios que asseguram o correto manejo florestal, como o uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta, bem-estar dos trabalhadores e das comunidades, conservação da biodiversidade, plano de manejo detalhado, monitoramento e avaliação dos impactos ambientais e sociais. Veja todas as certificações FSC da Klabin:
FSC - Celulose
FSC - Florestal
Florestal Paraná e São Paulo (FSC-C022516)
Florestal Santa Catarina (FSC - C023492)
FSC - Papel
Angatuba (SP) (FSC - C018669)
Monte Alegre (PR) (FSC - C019124)
Ortigueira (PR) (FSC-C129105)
Correia Pinto e Otacílio Costa (SC) (FSC – C006109)
FSC - Reciclados
FSC - Sacos Industriais
Lages 1 (SC) - (FSC - C017793)
Lages 1 (SC) - (FSC - C017793)FSC - Embalagens
Betim (MG) - (FSC - C001941)
Feira de Santana (BA) - (FSC - C001941)
Goiana (PE) - (FSC - C001941)
Itajaí (SC) - (FSC - C001941)
Jundiaí Distrito Industrial (SP) - (FSC - C001941)
Jundiaí Tijuco Preto (SP) - (FSC - C001941)
Manaus (AM) - (FSC - C001941)
Piracicaba (SP) - (FSC - C001941)
Horizonte (CE) - (FSC - C001941)
Rio Negro (PR) - (FSC - C001941)
São Leopoldo (RS) - (FSC - C001941)
Manaus II [Klabin da Amazonia] - (FSC - C001941)
Paulínia - (FSC - C001941)
Rio Verde - (FSC - C001941)
Suzano - (FSC - C001941)
- Betim (MG) - (FSC - C001941)
- Feira de Santana (BA) - (FSC - C001941)
- Goiana (PE) - (FSC - C001941)
- Itajaí (SC) - (FSC - C001941)
- Jundiaí Distrito Industrial (SP) - (FSC - C001941)
- Jundiaí Tijuco Preto (SP) - (FSC - C001941)
- Manaus (AM) - (FSC - C001941)
- Piracicaba (SP) - (FSC - C001941)
- Horizonte (CE) - (FSC - C001941)
- Rio Negro (PR) - (FSC - C001941)
- São Leopoldo (RS) - (FSC - C001941)
- Manaus II [Klabin da Amazonia] - (FSC - C001941)
- Rio Verde - (FSC - C001941)
- Suzano - (FSC - C001941)
- Paulínia - (FSC - C001941)
FSC - Traders
FSC - Forest Stewardship Council
Declaração referente à Política para Associação de Empreendimentos ao FSCⓇ
Declaração referente à Política para Associação de Empreendimentos ao FSCⓇ (conteúdo disponível em inglês e espanhol)
- PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification)
A Klabin promove o manejo florestal sustentável e atesta que o empreendimento realiza o cultivo de eucalipto e pínus em conformidade com os requisitos ambientais, sociais e econômicos. Se compromete também em assumir os compromissos a longo prazo definidos nos padrões normativos para a Cadeia de Custódia. Veja todas as certificações PEFC da Klabin:
- Ok Compost
A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose a conseguir a certificação belga OK Compost para sacos de cimento. O certificado garante que o produto se decomponha completamente em até 12 semanas, sem oferecer risco de contaminação ao meio ambiente. Veja todas as certificações Ok Compost da Klabin:
Sacos Industriais
Sacos Industriais
Sacos Industriais- American Institute of Baking (AIB)
O reconhecimento atesta os processos adotados pela Klabin em seu Programa de Embalagens para Alimentos, que garante a integridade da sacaria, suas condições sanitárias e a saúde do consumidor final. Somos a primeira empresa de embalagens de sacos de papel na América Latina a receber recomendação internacional da AIB, entidade que já realizou auditorias em unidades fabris em mais de 120 países. Veja todas as certificações AIB da Klabin:
- ISEGA
Garante a qualidade do papel usado para a produção de embalagens que entram em contato com alimentos. Veja todas as certificações ISEGA da Klabin:
ISEGA
Papelcartão (Klafold, Klafold BF, Klafold FZ, Klakarton)
Papelcartão (KlaMult D3, KlaMult W3)
Papelcartão (KlaPak, Klaliquid)
Klaflute Especial e Klaflute Premium (Unidade Angatuba)
Kraftliner
Klaflute (Unidade Puma)
Klaliner (Unidade Puma)
Klaliner White (Unidade Puma)
Kraftliner (Otacílio Costa)
Eukaflute (Unidade Puma)
Eukaliner (Unidade Puma)
Eukaliner White (Unidade Puma)
- Papelcartão (Klafold, Klafold BF, Klafold FZ, Klakarton)
- Eukaflute (Unidade Puma)
- Kraftliner (Otacílio Costa)
- Papelcartão (KlaMult D3, KlaMult W3)
- Papelcartão (KlaPak, Klaliquid)
- Klaflute Especial e Klaflute Premium (Unidade Angatuba)
- Kraftliner
- Klaflute (Unidade Puma)
- Klaliner White (Unidade Puma)
- Eukaliner (Unidade Puma)
- Klaliner (Unidade Puma)
- Eukaliner White (Unidade Puma)
- FSSC 22000
É uma das normas mais avançadas na certificação da procedência do papel para embalagem de alimentos. Foi criada com base na ISO 22000, complementando-a ao especificar os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantem segurança à saúde do consumidor final. Entre os pré-requisitos estão limpeza e organização da área produtiva, além de controles de qualidade da água, ar e pragas. Veja todas as certificações FSSC 22000 da Klabin:
FSSC 22000
- ISO 14001
Define os requisitos mais importantes para a criação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental. A certificação é reconhecida mundialmente como uma forma de melhorar o desempenho ambiental e controlar os custos das organizações. Veja todas as certificações ISO 14001 da Klabin:
ISO 14001
Angatuba (SP) - ISO 14001
Betim (MG) - ISO 14001
Correia Pinto (SC) - ISO 14001
Feira de Santana (BA) - ISO 14001
Goiana (PE) - ISO 14001
Itajaí (SC) - ISO 14001
Jundiaí Distrito Industrial (SP) - ISO 14001
Jundiaí Tijuco Preto (SP) - ISO 14001
Lages (SC) - ISO 14001
Monte Alegre (PR) - ISO 14001
Otacílio Costa (SC) - ISO 14001
Piracicaba (SP) - ISO 14001
Ortigueira (PR) - ISO 14001 - Celulose
São Leopoldo (RS) - ISO 14001
Manaus (AM) I - ISO 14001
Manaus (AM) II - ISO 14001
Paulínia (SP) - ISO 14001
Suzano (SP) - ISO 14001
Ortigueira (PR) - ISO 14001 - Papel
- Angatuba (SP) - ISO 14001
- Betim (MG) - ISO 14001
- Correia Pinto (SC) - ISO 14001
- Feira de Santana (BA) - ISO 14001
- Goiana (PE) - ISO 14001
- Itajaí (SC) - ISO 14001
- Jundiaí Distrito Industrial (SP) - ISO 14001
- Jundiaí Tijuco Preto (SP) - ISO 14001
- Lages (SC) - ISO 14001
- Monte Alegre (PR) - ISO 14001
- Otacílio Costa (SC) - ISO 14001
- Piracicaba (SP) - ISO 14001
- São Leopoldo (RS) - ISO 14001
- Manaus (AM) I - ISO 14001
- Manaus (AM) II - ISO 14001
- Paulínia (SP) - ISO 14001
- Suzano (SP) - ISO 14001
- Ortigueira (PR) - ISO 14001 - Celulose
- Ortigueira (PR) - ISO 14001 - Papel
- ISO 9001
Possui diretrizes que garantem a uniformidade do produto. Engloba todas as etapas dos processos relacionados à qualidade, desde o projeto até a entrega do produto final. Veja todas as certificações ISO 9001 da Klabin:
ISO 9001
Angatuba (SP) - ISO 9001
Betim (MG) - ISO 9001
Correia Pinto (SC) - ISO 9001
Feira de Santana (BA) - ISO 9001
Goiana (PE) - ISO 9001
Itajaí (SC) - ISO 9001
Jundiaí Distrito Industrial (SP) - ISO 9001
Jundiaí Tijuco Preto (SP) - ISO 9001
Lages (SC) - ISO 9001
Monte Alegre (PR) - ISO 9001
Otacílio Costa (SC) - ISO 9001
Piracicaba (SP) - ISO 9001
Ortigueira (PR) - ISO 9001 - Celulose
Rio Negro (PR) - ISO 9001
São Leopoldo (RS) - ISO 9001
Manaus (AM) I - ISO 9001
Manaus (AM) II [KLABIN DA AMAZÔNIA SOLUÇÕES EMEMBALAGENSDE PAPEL LTDA] - ISO 9001
Paulínia (SP) - ISO 9001
Horizonte (CE) - ISO 9001
Suzano (SP) - ISO 9001
Rio Verde (GO) - ISO 9001
Ortigueira (PR) - ISO 9001 - Papel
- Angatuba (SP) - ISO 9001
- Suzano (SP) - ISO 9001
- Betim (MG) - ISO 9001
- Correia Pinto (SC) - ISO 9001
- Feira de Santana (BA) - ISO 9001
- Goiana (PE) - ISO 9001
- Itajaí (SC) - ISO 9001
- Jundiaí Distrito Industrial (SP) - ISO 9001
- Jundiaí Tijuco Preto (SP) - ISO 9001
- Lages (SC) - ISO 9001
- Manaus (AM) I - ISO 9001
- Monte Alegre (PR) - ISO 9001
- Otacílio Costa (SC) - ISO 9001
- Piracicaba (SP) - ISO 9001
- Rio Negro (PR) - ISO 9001
- São Leopoldo (RS) - ISO 9001
- Manaus (AM) II [KLABIN DA AMAZÔNIA SOLUÇÕES EMEMBALAGENSDE PAPEL LTDA] - ISO 9001 - ISO 9001
- Paulínia (SP) - ISO 9001
- Rio Verde (GO) - ISO 9001
- Ortigueira (PR) - ISO 9001 - Celulose
- Horizonte (CE) - ISO 9001
- Ortigueira (PR) - ISO 9001 - Papel
- ISO 45001
Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Atesta a preocupação da Klabin com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. Veja todas as certificações ISO 45001 da Klabin:
ISO 45001
Angatuba (SP) - ISO 45001
Otacílio Costa (SC) - ISO 45001
Monte Alegre (PR) - ISO 45001
Manaus (AM) II [KLABIN DA AMAZÔNIA SOLUÇÕES EMEMBALAGENSDE PAPEL LTDA] - ISO 45001
Ortigueira - ISO 45001 - Celulose
Unidade Correia Pinto - ISO 45001
Ortigueira - ISO 45001 - Papel
- Estudos Ambientais
São todos os estudos relativos a aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, servindo como pré-requisito para a análise da licença requerida, tais como: estudo de impacto de vizinhança, relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco, entre outros. Veja todos os Estudos Ambientais da Klabin:
Terminal Portuário Klabin (PAR-01)
Terminal Portuário Klabin (PAR-01)
EIV KLABIN- PCH Presidente Vargas
Pertencente à Klabin S.A, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Presidente Vargas está localizada no Rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, no Paraná, e tem capacidade instalada de 16,32 MW. A PCH Presidente Vargas foi inaugurada no ano de 1952, sendo empregada para fins de geração de energia elétrica na unidade de Monte Alegre. Os documentos aqui publicados referem-se à consulta pública da condicionante nº. 05 da Licença Ambiental de Operação da usina hidrelétrica. Veja as licenças da PCH Presidente Vargas:
PCH Presidente Vargas
- ISO 50001
A certificação ISO 50001- Sistema de Gestão de Energia mostra que a empresa tem sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho e a eficiência energética, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais, além de gerar economia.
ISO 50001
ISO 50001
ISO 50001