Promovendo a aprendizagem científica
01/08/2023
Nova Escola
Promovendo a aprendizagem científica
A promoção da iniciação científica na educação é essencial para cultivar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. Estratégias híbridas, como o uso do design thinking e a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), têm se mostrado eficazes para engajar os estudantes. A realização de projetos, como feiras de ciências, cria um ambiente onde os alunos podem aplicar habilidades práticas, conectar-se com a comunidade e desenvolver uma visão analítica sobre questões complexas.
O programa “Ciência na Veia”, pioneiro na Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, na Paraíba, exemplifica o sucesso dessa abordagem. A iniciativa inclui a mentoria voluntária de ex-alunos, que são treinados em liderança e metodologia científica para orientar projetos dos estudantes do 9º ano. Essa prática não apenas promove o engajamento dos alunos, mas também contribui para o sucesso acadêmico. A escola registra uma das maiores taxas de aprovação no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), fruto de um ensino contextualizado, voltado para o protagonismo dos estudantes e o comprometimento social e científico.
Fonte: Nova escola / Linaldo Oliveira
Leia aqui o artigo completo.