Os desafios da educação remota
20/08/2020
Semeando Educação
Os desafios da educação remota
Klabin Semeando Educação promove live com professores e reúne mais de 400 participantes das comunidades escolares de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú
A educação é uma das áreas que mais precisou se reinventar diante da pandemia do novo Coronavírus. Uma das necessidades foi a de executar na prática os métodos de ensino a distância, utilizando a tecnologia ou o formato impresso, com acompanhamento próximo pelas famílias e extraindo aprendizados a partir da transformação das casas em um novo ambiente de aprendizagem.
Essas e outras reflexões foram discutidas no webinar promovido pelo Klabin Semeando Educação em julho de 2020, que reuniu mais de 400 participantes, entre gestores, professores e pais de alunos das escolas municipais de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú. A primeira live do Klabin Semeando Educação contou com a participação de Roberta Panico, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa (CEDAC), e mediação de Adilson Dalben, consultor da Interação Urbana na área de Educação Pública. O evento teve mais de 2 mil visualizações no YouTube.
Sobre o evento
O programa Klabin Semeando Educação organizou o evento on-line para ampliar a discussão sobre a importância de pensar novas maneiras de ensino que vão além do conhecido ambiente físico escolar, levando em consideração as diferentes realidades dos alunos e suas famílias neste momento de pandemia. “O fluxo escolar e educacional das crianças e adolescentes precisam continuar sob qualquer cenário e, para isso, é extremamente necessário haver uma reorganização curricular”, afirmou Roberta Panico.
Um bom exemplo da adaptação aos tempos de pandemia, com exigência de distanciamento social, foi o próprio conteúdo do programa Klabin Semeando Educação, que passou a fortalecer o chamado “letramento digital”, apoiando os professores a se familiarizarem com as ferramentas da internet, programação de aulas a distância, reuniões e relacionamento on-line com os alunos. “A utilização das ferramentas digitais já fazia parte do programa original, mas ganhou força e urgência com a pandemia. Acabamos aproveitando essa necessidade que o momento impôs para acelerarmos o aprendizado dos próprios professores, que receberam muito bem a ideia”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Assista ou reveja no YouTube o bate-papo sobre a reinvenção do espaço pedagógico com Roberta Panico, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa (CEDAC).
Leia mais sobre o tema na mídia:
> Klabin proporcionou live para educadores – Oberekando