Publicador de Conteúdos e Mídias

null Formação de professores em Ortigueira

18/02/2020

Ortigueira

Formação de professores em Ortigueira

2º Encontro do Módulo II – Matemática com significado: o ensino das 4 operações aritméticas

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2020, 84 professores (dos quase 100 previstos) participaram do primeiro encontro de formação do módulo 2: “O ensino das quatro operações aritméticas a serviço de uma matemática com significado”, com o foco na multiplicação. A pauta foi dividida em três grandes momentos: o primeiro para tratar das ideias da multiplicação (soma de parcelas iguais, organização retangular e combinação); o segundo para tratar das diversas estratégias de cálculo, considerando as regularidades acerca da multiplicação e a memorização (trabalho com a tabuada, jogos para organização das escritas multiplicativas e o trabalho com multiplicação por 10, 100 e 1000); e o terceiro momento da pauta para discutir sobre outras estratégias de cálculo até conhecermos o cálculo convencional.

Vale lembrar que o foco era “pensar estratégias para calcular a multiplicação” em vez de apenas calcular ou decorar procedimentos convencionais de cálculo. 

Assim, a dinâmica inicial trouxe alguns problemas para que professoras e professores analisassem as ideias por trás deles. Para isso, eles foram agrupados e receberam o material necessário tanto para estudo teórico (leitura) quanto para a realização de determinada tarefa, considerando que dentro deste grupo existiam papéis por eles desempenhados. Essa estratégia parte do pressuposto de que o aluno aprende tanto com o professor quanto com seu colega de grupo. 

Encerrada a primeira parte, os professores foram convidados a vivenciarem atividades práticas, como jogo do boliche, para discutirem escritas numéricas e perceberem regularidades da multiplicação e da própria tabuada. O grupo analisou também exemplos de problemas e de como as crianças os resolveram, considerando muito mais a ideia sobre o que é multiplicar do que a simples memorização de uma ou outra estratégia de cálculo. Por fim, os professores foram desafiados a pensarem suas próprias estratégias de cálculo e a socializarem com os demais, explicando como pensaram. 

Agenda realizada:

Formação na Secretaria Municipal de Educação de Ortigueira (Polo 1) – 18/02 
Formação na Secretaria Municipal de Educação de Ortigueira (Polo 2) – 19/02 
Formação na Secretaria Municipal de Educação de Ortigueira (Polo 3) – 20/02 
Formação na Secretaria Municipal de Educação de Ortigueira (Polo 4) – 21/02