Djenyfer Carneiro do Prado
29/09/2020
Telêmaco Borba
Djenyfer Carneiro do Prado
Escola Municipal Gonçalves Lêdo, Telêmaco Borba
Graduada em Licenciatura em Educação Física e pós-graduada em Educação Especial e Psicomotricidade, a professora Djenyfer trabalha com as turmas de 1º e 4º anos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Gonçalves Lêdo, em Telêmaco Borba, município conhecido como “Cidade do Papel”. Ela explica que a necessidade de inclusão social baseou a escolha da tecnologia e norteou o suporte dado aos alunos.
Recursos tecnológicos
“Partindo da realidade vivenciada por grande parte das crianças, a ferramenta tecnológica mais plausível que poderia ser utilizada neste momento para tentar abranger todas as crianças era o WhatsApp. A opção por este aplicativo se deu por questões de inclusão, pois se utilizássemos, por exemplo, uma aula on-line ou outro aplicativo de difícil acesso, muitas delas ficariam excluídas. Mesmo a maioria tendo acesso a ela, ainda há crianças que não possuem essa ferramenta. Assim, partimos do pressuposto que um aplicativo mais conhecido facilitaria este processo.
Suporte pedagógico
“Tivemos que nos adaptar para estarmos, de certa forma, em uma conexão diária com os nossos alunos, através de grupos das turmas e vídeos elaborados e editados pelas professoras, facilitando assim o entendimento e assimilação de atividade dos conteúdos propostos. As atividades impressas são enviadas quinzenalmente, porém o respaldo do professor se torna necessário e relevante para o preenchimento das mesmas.
Conteúdo
“Estamos, desde o início do ano, com formação do projeto Klabin Semeando Educação, que nos possibilita criar estratégias prazerosas e de melhor compreensão com base em jogos. Sabemos que os jogos lúdicos têm a função de priorizar o aprendizado matemático através da brincadeira, sem tornar a matemática uma disciplina maçante e tradicional. A diversidade de recursos facilita e possibilita uma aprendizagem significativa. A atividade que elaboramos para o jogo do Dinheirinho – utilizado em todas as turmas do Ensino Fundamental, adaptando-se quando necessário – possibilitou que a turma do 4º ano pudesse entender que as notas também podem ser decompostas, assim como os números, auxiliando o conteúdo que já estava sendo trabalhado.
Agradecimento
“Aproveito este momento para agradecer às indústrias Klabin por este olhar diferenciado para a Educação, trazendo a possibilidade de uma formação comprometida com tudo o que há de melhor. A metodologia aplicada pela formadora Lara Cavalheiro trouxe a nós, docentes, uma aprendizagem que nos fará transmitir de forma diferente da que aprendemos (mecanicamente e decorada). Aprendi, depois de anos, estratégias de cálculos que me auxiliarão em minha prática. E confesso que passei a ver a disciplina mencionada com outra visão: a provocação e a certeza de que matemática não é somente números e quantidades, e que podemos brincar com ela.”