Press Release, Unidades de Negócio 09/04/2014

Unidade da Klabin em São Leopoldo reaproveita 64% de seus resíduos

Fábrica também reduziu em 20% o volume gerado de 2009 a 2013

A Unidade São Leopoldo da Klabin, seguindo as diretrizes promovidas pela companhia em todas as suas fábricas, alcançou índices que são referência em sustentabilidade ambiental. A fábrica atingiu a marca de 64% de reaproveitamento dos resíduos resultantes do processo produtivo e reduziu em 20% os rejeitos gerados de 2009 a 2013.

Para chegar ao resultado, a Klabin investiu fortemente na conscientização de seus colaboradores, com treinamentos e palestras, e firmou parcerias com outras empresas. Dentre os materiais que são reaproveitados estão a madeira, que obedece o ciclo da logística reversa e serve como combustível, o plástico, que segue para cooperativas de reciclagem, e o lodo da estação de tratamento de efluentes, que é transformado em adubo orgânico. As conquistas reafirmam o compromisso da Klabin com o meio ambiente, tomando como base a política dos 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar.

São Leopoldo é uma importante cidade para a Klabin. A empresa está presente no município desde 1981 e produz na unidade embalagens de papelão ondulado para diferentes setores da indústria. Atualmente, a capacidade da produção local é de 47 mil toneladas/ano.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Em 2014, a Klabin integra, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Informações para a Imprensa:

Grupo Máquina PR
Carlos Moura | (11) 3147-7453 carlos.moura@grupomaquina.com
Tatiana Souza | (11) 3147-7921 tatiana.souza@grupomaquina.com
Fernanda Doniani| (11) 3147-7448 fernanda.doniani@grupomaquina.com

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

O que procura?