PressReleases

09/09/2019

Programas socioambientais da Klabin são reconhecidos no “Selo Sesi ODS”

Programas socioambientais da Klabin são reconhecidos no “Selo Sesi ODS”

Programas socioambientais da Klabin são reconhecidos no “Selo Sesi ODS”

Paraná, 09 de setembro de 2019 – Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin conquista o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que reconhece instituições que atuam em prol dos ODS. Nesta edição, a companhia participou com os programas “Certificação de pequenos produtores (SLIMF)” e o “Matas Legais”, que visam preservar o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades próximas às regiões onde atua. Além da premiação, a Klabin recebeu menção honrosa na categoria Indústria pelos projetos inscritos.

O programa “Certificação de Pequenos Produtores (SLIMF)” surgiu da necessidade de proporcionar aos produtores rurais da região do Médio Rio Tibagi, no Paraná, uma das mais renomadas certificações florestais do mundo, o FSC® (Forest Stewardship Council®). A iniciativa faz parte da estratégia da Klabin de ter toda a madeira utilizada em seu processo produtivo certificada. Atualmente, a empresa já auxiliou mais de 177 propriedades rurais a obter a certificação.

Já o “Programa Matas Legais”, consiste em ações de planejamento da propriedade rural, conservação, educação ambiental e fomento florestal, e é realizado nos estados do Paraná e Santa Catarina. Uma das atividades do programa é orientar pequenos e médios proprietários a atuar de forma mais eficiente, rentável e socialmente responsável. Os produtores participam de cursos, visitas de intercâmbio e recebem mudas de plantas nativas gratuitamente. O programa também incentiva a silvicultura com florestas plantadas de pínus e eucalipto e espécies nativas.

A iniciativa do Prêmio Selo Sesi ODS nasceu com o objetivo de estimular e reconhecer as melhores práticas que promovam as dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam com o alcance global das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU), que estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

 

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Amanda Souza – (11) 3323-1512 – amanda.souza@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Alessandro Abate – (11) 3323-1595 – alessandro.abate@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

 

 

 

 

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

O que procura?