25/07/2019

Programa de Certificação Florestal da Klabin recebe Prêmio Empresa Cidadã 2019 em Santa Catarina

Evento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina homenageou as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado

Evento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina homenageou as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado

Santa Catarina, 25 de julho de 2019 – O Programa de Certificação Florestal da Klabin foi um dos vencedores da  categoria Preservação Ambiental na 21ª edição do Prêmio Empresa Cidadã 2019, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), que homenageia as empresas que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade com seus projetos sociais.

Há dois anos, a Klabin desenvolve o Programa de Certificação Florestal para as florestas de fornecedores de madeira parceiros da Klabin no Planalto Serrano, em Santa Catarina, incentivando os produtores de floresta da região a seguirem as práticas de manejo florestal sustentável. Em mais de 2 anos de projeto, já são mais de 21 mil hectares certificados, sendo que para cada 1 hectare de floresta plantada, 1,1 hectare de florestas nativas estão certificadas em conjunto, envolvendo 15 municípios e mais de 280 mil pessoas na Mata Atlântica.

“O objetivo da Certificação Florestal é agregar valor às florestas, estimulando o engajamento produtivo do setor madeireiro na região de maneira sustentável. Os resultados da certificação florestal comprovam a importante cadeia de valor entre a Klabin e os seus fornecedores”, explica Mireli Pitz, Consultora Ambiental Klabin.

A solenidade, realizada na FIESC, quinta-feira (18/07), contou com a presença de autoridades como João Batista Nunes, prefeito em exercício de Florianópolis e o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo do Estado, Amandio João da Silva Júnior.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Amanda Souza – (11) 3323-1512amanda.souza@inpresspni.com.br
Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

O que procura?