PressReleases

Comunidade, Institucional 19/05/2021

Prefeitura recebe apoio da Klabin na construção do Plano Plurianual (PPA)

Programa de apoio ao desenvolvimento local será aproveitado e a consultoria vai enriquecer o conhecimento técnico já existente

Paraná, 19 de maio de 2021- O Plano Plurianual é feito pelas prefeituras do país e trata-se de um documento que define as prioridades do governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem estar da população em diversas áreas.

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Paranaguá possui uma equipe técnica que vem estudando as demandas da cidade e das secretarias, confrontando com previsão da realidade da receita anual do município e, neste ano, receberá um apoio de um programa desenvolvido pela empresa Klabin que é voltado ao desenvolvimento da cidade.

O programa foi apresentado por representantes da Klabin ao prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque e, de acordo com o secretário da Fazenda, Maurício Coutinho, um termo de parceria poderá ser firmado entre o poder público e a iniciativa privada.

“Com essa ação, a Klabin reforça seu compromisso em atuar positivamente nas regiões em que atua, buscando continuamente a participação e contribuição com o desenvolvimento dessas comunidades”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin.

O programa consiste na oferta de uma consultoria especializada em planejamento, para apoiar os municípios onde a Klabin atua na definição de suas prioridades e construção do PPA. A Superintendente de Orçamento da Secretaria da Fazenda, Ariana Ziesemer explicou que esta consultoria poderá ser firmada pelo prazo de um ano. “Este programa de apoio à gestão pública vai ajudar na organização das informações das questões existentes na cidade e fazer um planejamento estratégico focado nestes problemas. Como estamos fazendo o PPA neste ano, estes estudos e planejamento devem ser inseridos no Plano para os próximos quatro anos”, explicou Ariana.

Uma das demandas do município, apresentada pela Secretaria de Urbanismo, é o desenvolvimento do Fundo Municipal de Habitação, uma vez que o objetivo é obter recursos para fomentar um futuro programa de habitação em Paranaguá como confirmou o secretário da pasta, Koiti Cláudio Takiguti.

A equipe do Urbanismo já está desenvolvendo o plano de ações e investimento junto à revisão do Plano Diretor, que é uma ferramenta fundamental para o PPA. E todos estes estudos devem se somar à consultoria apresentada pela Klabin.

“É importante receber a colaboração de parceiros que reforçam o compromisso de atuar nas cidades onde estão inseridos. A Prefeitura conta com a parceria público privada em várias frentes e acreditamos que a Klabin vai somar neste processo tão importante como é a execução do Plano Plurianual”, confirmou o prefeito Marcelo Roque.

O programa apresentado pela Klabin faz parte dos KODS, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, definidos com base na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Facebook

Youtube


O que procura?