17/09/2014

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Ponte Alta do Norte recebeu a 24ª edição do Programa Caiubi

Correia Pinto, 17 de setembro de 2014 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil,realizou em parceria Secretaria Municipal de Educação do município de Ponte Alta do Norte (SC) a 24ª edição do Programa Caiubi. O projeto tem como objetivo contribuir para a conscientização ambiental, promovendo a capacitação de educadores da região. A edição aconteceu na Unidade da Klabin em Correia Pinto, entre os dias 17 e 18 de setembro e beneficiou 50 professores do município de Ponte Alta do Norte. O objetivo do projeto é que, após o treinamento, estes educadores se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido aos alunos da rede pública.

Durante os dois dias, os participantes acompanharam palestras e atividades práticas de conscientização ambiental,além de receberem orientações sobre fauna, flora, sustentabilidade e manejo florestal. A Polícia Ambiental contribuiu com palestra e atividades lúdicas de educação ambiental. Também tiveram oportunidade de conhecer o Programa Crescer Florestal, desenvolvido pela Klabin em parceria com o SESI. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias pedagógicas usadas com os colaboradores da Klabin para a educação continuada. Na sequencia, os professores conheceram o Programa Matas Legais, realizado pela Klabin em parceria com a APREMAVI, que orienta proprietários rurais para um aproveitamento mais eficiente de suas terras, tornando-as mais rentáveis e preservando os ecossistemas.

Esta edição contou com duas palestras: “O futuro depende de nós”, conduzida pelo engenheiro florestal Vilmar Picinatto, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que falou como o exercício da cidadania ambiental contribui para o desenvolvimento saudável do planeta; ea palestra sobre o Sistema de Gestão Ambiental das fábricas da Klabin em Santa Catarina, seguida por uma visita na área industrial.

O Programa Caiubi

Com objetivo de disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores das comunidades em que atua, a Klabin iniciou o Programa Caiubi no Paraná, em 2001.
Em Santa Cataria, o projeto acontece desde 2007 e épromovido em parceria com Secretarias de Educação. Desde sua criação a ação já teve 23 edições e beneficiou quase 1000 professores de 340 escolas e mais de 106 mil estudantes.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Em 2014, a Klabin integra, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br