28/05/2019

Parada Geral da Unidade Monte Alegre chega à reta final

Paraná, 28 de maio de 2019 – A Unidade Monte Alegre da Klabin se prepara para os procedimentos de partida da fábrica, em Telêmaco Borba, que está em Parada Geral desde o dia 20 de maio. A partir desta terça-feira (28), alguns equipamentos voltam a funcionar e, por isso, variações de odor e ruídos poderão ser percebidas pela comunidade. A Klabin ressalta que todas as normas de segurança e meio ambiente são aplicadas na condução das manutenções e no retorno da fábrica.

Os testes com os procedimentos de sopragem, que consistem na limpeza de linhas e tubulações para garantir a integridade dos equipamentos no retorno da operação da fábrica, serão feitos entre os dias 28 e 31 de maio. Durante este período, ruídos poderão ser ouvidos nas proximidades da fábrica. “Realizaremos essas atividades de forma a causar o menor impacto à comunidade e seguindo os padrões de segurança ambiental”, ressalta Rodrigo Teixeira, Coordenador de Meio Ambiente da Unidade Monte Alegre.

A Parada Geral, que será finalizada na próxima sexta-feira (31), é um procedimento anual obrigatório, previsto na NR13 (Norma Regulamentadora) para empresas que trabalham com equipamentos chamados de vasos de pressão, como caldeiras e digestores. Durante esse período, a produção de papel é interrompida para a realização de manutenções que visam garantir a qualidade e a segurança do processo produtivo.

Durante os 11 dias, mais de 4 mil ordens de serviço serão executadas, correspondendo às inspeções em caldeiras, digestores, sistemas de geração e distribuição de energia e sistemas de controle do processo produtivo.

A Klabin permanece à disposição da comunidade para esclarecimentos ou sugestões por meio do telefone 0800 728 0607 ou pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.