30/07/2021

Novo terminal de celulose começa a ser construído no Porto de Paranaguá

Paraná, 30 de julho de 2021 – Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou as obras para a construção do seu novo terminal no cais do Porto de Paranaguá, após a assinatura da ordem para liberação dos serviços no mês de julho pela Portos do Paraná. A expectativa é que o empreendimento gere 180 postos de trabalho, nessa etapa. Quando estiver em operação, serão cerca de 170 colaboradores, diretos e indiretos, na operação do terminal.

“A localização em área primária vai dar ainda mais agilidade à operação de celulose e derivados. É um investimento importante na infraestrutura portuária do Estado, que vai gerar emprego e renda para o Litoral”, destaca o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

Além da aquisição dos equipamentos e sistemas operacionais, devem ser construídos dois quilômetros de ramais ferroviários e um armazém de 21.860 m². O investimento estimado é de cerca de R$ 130 milhões, previsto para 2022.

A área PAR01, de 27.530 m², foi arrematada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O contrato de exploração da área é de 25 anos (prorrogáveis por mais 45 anos).

“Estamos felizes de iniciar as obras do novo terminal, atentos a todos os protocolos de segurança e saúde”, comenta Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin. “Este é um projeto muito importante para a empresa e que trará grande contribuição social e econômica para Paranaguá”, complementa.

A expectativa é que, no primeiro ano de operações, a empresa movimente 1,4 milhão de toneladas pelo porto paranaense. Com a conclusão da segunda fase de expansão da Unidade da Klabin em Ortigueira (Projeto Puma II) – prevista para 2023 – a empresa espera movimentar 2,2 milhões de toneladas por ano via Paranaguá.

Em linha com seu compromisso de promover o desenvolvimento das comunidades onde atua, a Klabin também está realizando investimentos sociais importantes no município. Entre eles, está o Programa de Apoio à Gestão Pública, que oferece aos gestores (prefeitos, secretários e respectivas equipes) técnicas de gestão pública e ferramentas de planejamento e monitoramento de ações, de modo a terem um controle mais efetivo das ações planejadas e executadas pelas administrações municipais. A Companhia também implementará todas as condicionantes do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que contempla a construção de uma passarela exclusiva no principal ponto de cruzamento ferroviário, que beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia, aumentando a segurança dos profissionais no trajeto de acesso ao porto, bem como todas as contrapartidas sociais, que contemplam os programas de educação ambiental nas escolas.

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

O que procura?