PressReleases

21/08/2019

Merendeiras de Ortigueira aprendem a incluir ingredientes diferentes e nutritivos na alimentação escolar

Merendeiras de Ortigueira aprendem a incluir ingredientes diferentes e nutritivos na alimentação escolar

Merendeiras de Ortigueira aprendem a incluir ingredientes diferentes e nutritivos na alimentação escolar

Paraná, 21 de agosto de 2019 – Merendeiras de Ortigueira aprenderam novas receitas com ingredientes de alto valor nutritivo e que nem sempre são aproveitados nas refeições escolares por desconhecimento, como cúrcuma, capuchinha, biomassa de banana verde, entre outros. Elas participaram de uma oficina sobre inovação na alimentação escolar a partir do uso alimentos funcionais e PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) recentemente, na Escola Municipal Prefeito Nilson Gorski, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, iniciativa da Klabin que apoia a agricultura familiar.

Durante a oficina, ministrada pela consultora Fabíola Hommerding, o grupo de pelo menos 30 merendeiras desenvolveu e provou receitas como brigadeiro de biomassa de banana verde, bolo de abóbora com ora-pro-nóbis, feijão com caruru, batata gratinada com açafrão, arroz com cúrcuma, entre outras. “Algumas merendeiras conhecem esses alimentos, mas não têm ideia do alto valor nutricional desses ingredientes que contribuem para o crescimento e desenvolvimento dos alunos”, explica Franciely Messias, nutricionista da Prefeitura.

Assim acontece com a merendeira Isabel Cristina da Silva dos Santos, que há 18 anos prepara a refeição dos alunos do CMEI Cecília Meireles. “A vida toda morei no campo e não sabia que algumas plantas eram comestíveis. Algumas conhecia, mas nem sabia o nome, na oficina deu para trocar muita ideia e aprender”, diz, e revela que vai fazer a receita de brownie com abóbora para os pequenos que gostam de chocolate.

Agora, a iniciativa passa para uma nova etapa, que é o plantio desses produtos na horta da Escola Municipal Rui Barbosa, na comunidade do Lageado Bonito, onde o programa Matas Sociais desenvolve ações de educação socioambiental com os alunos. A partir dessa horta, mudas serão compartilhadas com outras escolas. Outra novidade foi o lançamento do “Desafio de Receitas”, concurso que premiará as receitas das escolas municipais por sua criatividade, originalidade e contribuição para uma alimentação escolar mais saudável.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Amanda Souza – (11) 3323-1512 – amanda.souza@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Alessandro Abate – (11) 3323-1595 – alessandro.abate@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

O que procura?