31/08/2020

Reconhecimentos e premiações

Klabin vence em três categorias do 27º Prêmio Expressão de Ecologia

Santa Catarina, 31 de agosto de 2020 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, foi uma das grandes vencedoras do 27° Prêmio Expressão de Ecologia. A empresa, que conquistou três títulos nesta edição, com dois cases de Santa Catarina e um do Paraná, se consolida como uma das maiores ganhadoras do concurso.

Na categoria “Conservação de Recursos Minerais”, a companhia foi premiada com o case sobre a inauguração do CINAT ‘Centro de Interpretações da Natureza RPPN – Estadual Complexo Serra da Farofa’, local criado para oferecer infraestrutura aos trabalhos de pesquisa e preservação realizadas na RPPN, que possui mais de 590 espécies da flora e 198 da fauna identificadas oficialmente, diversas ameaçadas de extinção. Essa unidade de conservação está inserida nos municípios de Urupema, Rio Rufino, Urubici, Painel, Bocaina do Sul. O ‘Programa de Certificação de Manejo Florestal em Fornecedores de Madeira’ foi o vencedor na categoria “Manejo Florestal Sustentável – Setor Privado”. A iniciativa visa agregar valor às florestas, estimulando o encadeamento produtivo do setor madeireiro na região com o desenvolvimento sustentável das florestas plantadas aliado à conservação das áreas nativas, tornando-as aptas a buscar a certificação FSC, onde mais de 23 mil hectares de florestas foram certificadas em SC nos últimos 3 anos. Por último, na categoria “Resíduos Sólidos – Setor Papel e Celulose”, a Klabin conquistou o título com o ‘Programa de Resíduos Sólidos”, realizado no Paraná. O principal objetivo do Programa é apoiar a gestão dos resíduos sólidos em seis municípios da região dos Campos Gerais, por meio do fornecimento de estruturas necessárias para as associações e cooperativas de reciclagem e de ações de educação ambiental.

“Os projetos realizados pela Klabin são pautados pela Política de Sustentabilidade da Companhia e visam contribuir diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ter as nossas iniciativas reconhecidas por um dos mais tradicionais prêmios de ecologia nos motiva a seguir expandindo-as cada vez mais”, afirma Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92. A iniciativa divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentiva que outras sigam o mesmo caminho. O reconhecimento já registrou mais de 2.900 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Este prêmio é considerado o de maior longevidade no Brasil.