17/07/2020

Klabin Semeando Educação discute desafios da educação remota em live com professores e comunidade escolar da região

Paraná, 17 de julho de 2020 — A educação é uma das áreas que mais precisou se reinventar diante da pandemia do novo Coronavírus. Uma das necessidades foi a de executar na prática os métodos de ensino a distância, utilizando a tecnologia ou impresso, com acompanhamento próximo pelas famílias e extraindo aprendizados a partir da transformação das casas em um novo ambiente de aprendizagem. pedagógico. Essas e outras reflexões foram discutidas no webinar promovido pelo Klabin Semeando Educação na última semana, que reuniu mais de 400 participantes, entre gestores, professores e pais de alunos das escolas municipais de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú. A primeira live do Klabin Semeando Educação contou com a participação de Roberta Panico, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa (CEDAC), e teve mais de 2 mil visualizações no youtube.

O programa Klabin Semeando Educação organizou o evento online para ampliar a discussão sobre a importância de pensar novas maneiras de ensino que vão além do conhecido ambiente físico escolar, levando em consideração as diferentes realidades dos alunos e suas famílias neste momento de pandemia. “O fluxo escolar e educacional das crianças e adolescentes precisam continuar sob qualquer cenário e, para isso, é extremamente necessário haver uma reorganização curricular”, afirmou Roberta Panico.

Um bom exemplo da adaptação aos tempos de pandemia, com exigência de distanciamento social, foi o próprio conteúdo do programa Klabin Semeando Educação, que passou a fortalecer o chamado “letramento digital”, apoiando os professores a se familiarizarem com as ferramentas da internet, programação de aulas à distância, reuniões e no relacionamento  online com os alunos. “A utilização das ferramentas digitais já fazia parte do programa original, mas ganhou força e urgência com a pandemia. Acabamos aproveitando essa necessidade que o momento impôs para acelerarmos o aprendizado dos próprios professores, que receberam muito bem a ideia”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Sobre o Klabin Semeando Educação

O programa trabalha apoiando na melhoria da gestão dos recursos públicos destinados à educação, com ênfase em resultados, e busca o equilíbrio entre gestão escolar, infraestrutura, recursos e práticas pedagógicas, com diversas capacitações para os profissionais da área. Fruto de uma parceria entre a Klabin e as Secretarias Municipais de Educação de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira, o Klabin Semeando beneficia aproximadamente 11 mil estudantes da região.