PressReleases

25/02/2021

Klabin se reúne com Prefeitos de Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages para apresentação de projetos sociais voltados às comunidades

Durante os encontros, a área de responsabilidade social da Companhia detalhou os programas que já estão sendo realizados e outros que serão implementados ainda este ano

Santa Catarina, 25 de fevereiro de 2020 — Nos últimos dias, a Klabin participou de reuniões com os Prefeitos e secretários de Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages para apresentar os projetos socioambientais realizados pela empresa nestas regiões. Os programas têm como foco o apoio aos municípios no planejamento de gestão, educação e agricultura familiar. Os encontros também foram uma forma da Companhia estreitar relações com as Prefeituras locais, ampliando a atuação em benefício das comunidades.

 Dos programas apresentados, um já está em andamento em Otacílio Costa desde o ano passado (Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis), e mais três serão implementados ainda este ano (Apoio à Gestão Pública, Klabin Semeando Educação e IPS – Índice de Progresso Social). Em 2020, a Klabin também apoiou os municípios de Otacílio Costa e Lages no enfrentamento da Pandemia de Covid-19, com orientação técnica e especializada em gestão de saúde, ação que terá continuidade.

 “A Klabin possui uma robusta Política de Sustentabilidade que tem como premissa o desenvolvimento de ações que beneficiem as comunidades no entorno de suas operações. Seguiremos fortes no propósito de apoiar o progresso dessas localidades”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva. 

 Para Edilson Germiniani dos Santos, Prefeito de Correia Pinto, a reunião com a Klabin vai oportunizar ao município grandes ferramentas para a construção conjunta da parceria. “Teremos benefícios na área contábil com a assessoria técnica, por meio de consultoria; na aquisição de alimentos da agricultura familiar para abastecimento dos restaurantes da empresa e na qualificação do nosso corpo docente”, finalizou, destacando a confiança e o respeito que possui pela Companhia.

 Fabiano Baldessar de Souza, Prefeito de Otacílio Costa, reforçou a importância dessa aproximação com a Klabin no início de seu mandato. “A parceria é bastante ampla, com inúmeras oportunidades ao município, como a oferta de capacitação aos profissionais, as iniciativas na área de educação, o projeto voltado à agricultura, e tudo isso propiciará um acompanhamento para uma maior transparência e eficiência da gestão pública”.

 Segundo Juliano Polese, Vice-Prefeito de Lages, a Klabin tem sido parceira do município em todas as frentes, inclusive neste ano atípico. “Gosto do trabalho comparativo entre os municípios, pois nos desafia a melhorar cada vez mais, sem inventar a roda, mas buscando soluções diferentes, conhecendo e aplicando boas práticas. Estamos com equipes e estrutura disponíveis para estreitar laços e construir uma cidade cada vez melhor, a cidade que a gente quer viver no futuro, pois nosso dever é melhorar a vida das pessoas”. 

 Abaixo, segue um resumo dos projetos realizados pela Klabin nas regiões:

 Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis

 O Matas Sociais, que chegou à Santa Catarina no final do ano passado, tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar. A iniciativa auxilia pequenos e médios produtores rurais nas etapas de produção, desde a adequação ambiental ao apoio à comercialização de alimentos nos mercados locais, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. 

 Programa de Apoio à Gestão Pública

 O objetivo do projeto é auxiliar no equilíbrio das contas públicas, reduzindo gastos e melhorando a utilização dos recursos públicos, com destaque para o apoio na elaboração do Plano Plurianual (PPA). As ações são monitoradas periodicamente por meio de reuniões com todas as secretarias de governo e os resultados são apresentados ao prefeito para a tomada de decisões. O programa, que já existe no Paraná, foi implementado em Santa Catarina em 2020, mas precisou ser adaptado ao cenário da pandemia. 

 Klabin Semeando Educação

 O Programa Klabin Semeando Educação atua na melhoria da gestão dos recursos públicos destinados à educação, com ênfase em resultados, buscando o equilíbrio entre gestão escolar, infraestrutura, recursos e práticas pedagógicas. A iniciativa, que já tem grande força no Paraná, será trazida para Santa Catarina este ano, com a estimativa de atendimento às escolas e alunos nas cidades de Correia Pinto, Lages e Otacílio Costa.

Índice de Progresso Social (IPS) 

 O IPS é uma metodologia reconhecida internacionalmente de análise de dados sociais e ambientais desenvolvida para mensurar a qualidade de vida e bem-estar de comunidades, cidades, países e regiões. A iniciativa está em processo de construção em municípios com atuação da Klabin em Santa Catarina, para ser lançada em breve. Os dados ficam disponíveis em um site para que o Poder Público e Sociedade Civil possam direcionar esforços e investimentos para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e construir juntos um território cada vez melhor. O trabalho é uma parceria inédita entre a Klabin e a Fundação Avina, organização presente em 20 países que promove a geração de mudanças em grande escala para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

 

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Assessoria de Imprensa

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

Facebook

Youtube


O que procura?