PressReleases

Social e Cultura 27/05/2021

Klabin realiza 34ª edição do Programa Caiubi de Educação Ambiental

Realizado em parceria com as Secretarias de Educação, o encontro promoveu uma discussão sobre a temática “Solos e Diversidade” para mais de 140 docentes da rede municipal de ensino

Santa Catarina, 27 de maio de 2021 – Empenhada em contribuir com a educação ambiental das regiões onde atua, a Klabin promoveu, na última semana, a 34ª edição do Programa Caiubi. A iniciativa é fruto da parceria entre a Companhia e as Secretarias de Educação dos municípios de Santa Catarina, e tem o intuito de sensibilizar e capacitar professores e educadores, tornando-os multiplicadores da consciência ecológica em suas comunidades. 

O programa, que já completa duas décadas de trabalho, adaptou seu formato para o modelo remoto, mantendo suas capacitações ativas e com segurança durante o período de pandemia do novo Coronavírus. Sob a temática “Solos e Diversidade”, a conversa foi conduzida por três especialistas convidados pela Klabin: Dra. Letícia Sequinatto, Agrônoma, Professora e Pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Dr. Osmar Klauberg Filho, Agrônomo, Professor e Pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e Msc. Max Farjallat Raffi, cofundador da SUMATRA Inteligência Ambiental, médico veterinário e Mestre em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

A programação foi direcionada ao corpo docente dos municípios Otacílio Costa, Lages, Petrolândia e Monte Carlo, reunindo cerca de 140 educadores. Entre os participantes, a professora Iolita Constante da Silva, da Escola Básica Municipal Marechal Rondon, em Otacílio Costa, destaca que ficou surpresa com o conteúdo do Programa Caiubi. “Jamais imaginei que receberia informações e materiais de trabalho que vão ao encontro da minha prática em sala de aula. Trabalho auxiliando alunos com dificuldade de aprendizagem e com deficiência (PcD), adaptando os conteúdos. As palestras foram muito claras e objetivas, com riqueza de imagens, o que contribui para tornar as aulas mais atraentes e dinâmicas de forma interdisciplinar, ou seja, um único tema envolvendo diferentes disciplinas do currículo escolar, com experiências ao ar livre, uso de materiais do seu dia a dia e de fácil acesso, sem custo algum”, comenta. 

Já a professora Janete Teresinha Camargo, que ministra aulas na Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Cândido e na Escola Municipal de Educação Izidoro Marin, em Lages,  conta que já participou de três edições do Caiubi e reforça que o programa é bastante proveitoso. “Os encontros são sempre muito bem organizados e a conversa foi muito bem conduzida pelos especialistas convidados. O programa contribui bastante para aprofundar nosso conhecimento e é muito enriquecedor participar dessas conversas, que agregam muito para nossas aulas”, afirma. 

“A Klabin acredita na educação como base para a transformação social. Por meio do Programa Caiubi, contribuímos para fomentar a educação ambiental nas escolas, formando cidadãos mais críticos e conscientes de seu papel social no meio ambiente. A iniciativa tem um legado de conhecimento do qual nos orgulhamos e ficamos muito satisfeitos com a realização da ação de forma virtual neste período, garantindo que os professores continuem tendo esse apoio de maneira segura”, afirma Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

 

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Facebook

Youtube


O que procura?