PressReleases

06/12/2019

Klabin promove seminário da Agricultura Familiar em Ortigueira

Klabin promove seminário da Agricultura Familiar em Ortigueira

Evento reuniu cerca de 400 produtores que participam do Programa Matas Sociais para celebrar as conquistas em 2019 e realizar a troca de experiências e técnicas de agricultura

Paraná, 06 de dezembro de 2019 – A Klabin realizou no Centro Cultural Queimadas, em Ortigueira (PR), um seminário para celebrar os resultados positivos de 2019 do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que expandiu sua atuação em novas regiões do Paraná e está, atualmente, em nove municípios. Além da celebração, o encontro realizou a troca de informação e experiência entre os agricultores dos municípios. A festividade contou com a presença da Lourdes Banach, prefeita do município de Ortigueira.

Neste ano, o destaque foi a força da mulher no campo e a atuação das jovens líderes, evidenciando a força do papel feminino nas regiões em que o programa ocorre. Na agenda do dia, os agricultores assistiram palestras, uma peça teatral e puderam realizar exames de saúde gratuitos, entre outras atividades. Os participantes também puderam conhecer as funcionalidades das embalagens de papelão ondulado para frutas e legumes que a Klabin expôs para comercialização.
“Sempre tive o sonho de empreender e o Programa Matas Sociais foi o ponto chave para que esse sonho se concretizasse. Hoje, além da produção de frutas, estamos pensando em ampliar os negócios e investir em turismo, abrindo nossa propriedade para visitação. Queremos um projeto que faça a diferença também na comunidade, não apenas para nossa família” disse Neida Hermann de Campos, produtora participante do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis.

Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis

Iniciado em maio de 2015, o programa “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, promovido pela Klabin no Paraná, incentiva a agricultura familiar e auxilia pequenos produtores rurais dos municípios de Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba e Reserva em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a comercialização da produção nos mercados locais, passando pela diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo/cooperativismo. Em 2019 cinco novos municípios foram adicionados ao Programa: Cândido de Abreu, Curiúva, São Jerônimo da Serra, Sapopema e Tibagi.

Em quatro anos de atuação, já são mais de 430 produtores rurais atendidos e 160 ações de capacitação envolvendo manejo agrícola, pecuária, produção orgânica e educação ambiental, entre outras. A iniciativa conta com a parceria da Apremavi, do Sebrae e das prefeituras municipais.
Em 2017, o programa foi reconhecido com o “Selo SESI Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que valoriza ações que contribuem para o desenvolvimento social no Estado do Paraná utilizando como base os ODS, da ONU; e também foi vencedor em 2018 do 25º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental e tradicional da região Sul do Brasil.

 

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

O que procura?