26/08/2020

Klabin integra o movimento “Equidade é Prioridade”

São Paulo, 26 de agosto de 2020 – Em continuidade às iniciativas para a igualdade de gênero e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, aos quais aderiu voluntariamente em 2016, a Klabin agora integra o movimento “Equidade é Prioridade”, do Pacto Global. O objetivo da iniciativa é estabelecer metas para as empresas que integram o Pacto aumentarem a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança.

A Companhia participa de um dos principais pilares do movimento, que é o programa internacional de capacitação, uma ação global de aceleração da igualdade de gênero no setor empresarial, desenvolvido pelo Pacto Global e com o apoio da ONU Mulheres. Com duração de 12 meses, essa etapa é composta por workshops, palestras, monitoria e engajamento com a alta liderança, fornecendo orientação prática de como seguir nessa jornada. Participar da etapa de capacitação amplia o conjunto de ações da Klabin para o tema, que está baseado no desenvolvimento de conhecimentos para os colaboradores, a exemplo do programa de empoderamento feminino “K Entre Nós – Liderança”, composto por mulheres. O objetivo do Programa é incentivar todas as potencialidades das colaboradoras para traçar táticas que resultem em um ambiente de trabalho cada vez mais igualitário. Para isso, são organizados diversos workshops ao longo do ano e o grupo fica com a missão de multiplicar os conteúdos.

Desde 2018, a Klabin é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), cujos fundamentos também serão aprofundados durante o período de capacitação para fortalecer a contribuição do negócio para a meta relacionada à igualdade de gênero da Agenda 2030, que visa garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Segundo pesquisa do Pacto Global, na esfera financeira, empresas com alta representação feminina têm retornos anuais 2,8 pontos percentuais mais altos; na de sustentabilidade, a liderança empresarial das mulheres está ligada a um melhor desempenho do índice ESG (Ambiental, Social e Governança).