PressReleases

Institucional, Sustentabilidade 25/05/2021

Klabin integra Movimento Nacional ODS Santa Catarina pelo 2º ano consecutivo

Companhia foi reconhecida com o Selo Signatário 2021 por iniciativas que impulsionam a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no estado

Santa Catarina, 25 de maio de 2021 Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin foi novamente reconhecida com o Selo Signatário 2021 pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Esta é a segunda vez que a Companhia integra a lista de empresas comprometidas com a disseminação de ações que apoiam e contribuem para impulsionar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no estado.

“O desenvolvimento sustentável é uma premissa da atuação da Klabin e o reconhecimento pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina indica que estamos no caminho certo, promovendo iniciativas que contribuem com a comunidade do estado e com a conservação da natureza. Seguiremos empenhados em trabalhar para impulsionar os ODS nas regiões onde atuamos e em nossa cadeia de valor”, afirma Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade da Klabin. 

 Entre os projetos listados que reforçam a atuação da Companhia na região, destaca-se o trabalho em prol da conservação do meio ambiente. Por meio do Programa de Certificação de Florestas, a Klabin apoia pequenos fornecedores na preparação para obtenção da certificação florestal, que agrega valor aos produtos e traz benefícios para a realização de negócios mais competitivos e sustentáveis para toda a cadeia. O processo, realizado por uma consultoria especializada, é custeado pela empresa e consiste no suporte para a documentação e no treinamento de campo para a auditoria externa do órgão certificador. A iniciativa está alinhada com três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 8, que cita o direito ao trabalho decente e o crescimento econômico; ODS 15, que fala sobre a vida na terra; e ODS 17, que aborda as parcerias e os meios de implementação.

O programa tem estimulado a ampliação de áreas certificadas no estado de Santa Catarina. Participantes da ação, o grupo de Produtores Serranos Certificados (PSC), composto inicialmente por cinco membros, que manejam 12 propriedades rurais nos municípios Capão Alto, Correia Pinto, Lages, Painel, São Cristóvão do Sul e São José do Cerrito, na Serra Catarinense, se consolidou, no início de 2020, como pioneiro na realização do manejo em pequena escala e de baixa intensidade (SLIMF) do estado, recebendo, por conta disso, um dos mais importantes reconhecimentos florestais do mundo, a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®).

O selo garantirá aos proprietários rurais a oportunidade de trabalhar em novos mercados, que possuem alta demanda por madeira certificada. Atualmente, as áreas certificadas pelo FSC®, apoiadas pela Klabin por meio do programa, ultrapassam 23 mil hectares.

Em outra frente de atuação para a conservação da natureza, a Klabin mantém de forma consolidada nos últimos anos o Programa Caiubi que, alinhado ao ODS 4 – que indica a educação de qualidade -, tem como objetivo disseminar a consciência ecológica entre professores e estudantes de diversas escolas da região do Planalto Serrano. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a edição 2020 foi realizada on-line, garantindo a segurança dos participantes nos municípios de Lages e Correia Pinto. Para 2021, a Companhia ampliou a área de atuação do Caiubi e agora o programa será realizado em outros municípios, também de maneira virtual e com o lançamento de um site (https://caiubi.klabin.com.br). Até o momento, 590 escolas, 1.535 professores e 205.617 estudantes, nas 33 etapas já realizadas no estado de Santa Catarina, foram beneficiados pela iniciativa. 

Já para contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, a Klabin desenvolve o Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que está sendo expandido para os municípios onde a Klabin possui unidades em Santa Catarina. Por meio da ação, que endereça o ODS 2, sobre fome zero e agricultura sustentável, pequenos e médios agricultores recebem apoio para produzir e comercializar suas safras de maneira ambientalmente adequada, passando por etapas de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. 

Por meio do Programa, a Klabin já apoia produtores no município de Otacílio Costa, que trabalham com ‘Feira Delivery’ para entrega das colheitas durante o período de distanciamento social, e planeja expandir a ação para as regiões de Correia Pinto e Lages, maximizando o potencial positivo para a comunidade. 

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é formado por voluntários e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, impulsionando os compromissos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da Organização. Saiba mais em https://sc.movimentoods.org.br/.

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Facebook

Youtube


O que procura?