03/06/2015

Klabin comemora resultado da campanha ‘Reservatório de Boas Ideias’

São Paulo, 3 de junho de 2015 –A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil, criou o Reservatório de Boas Ideias, uma campanha para que seus colaboradores compartilhem suas experiências sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente e o espaço ao seu redor. Com início em março – quando foi celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16), o Dia da Floresta (21) e o Dia da Água (22) –, a campanha se encerra em outra importante data, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

No total, foram 75 dias de ações e 39 ideias enviadas por colaboradores das 14 Unidades da companhia, distribuídas por sete Estados brasileiros. Durante esse período, 15 histórias foram selecionadas e publicadas semanalmente no site da Klabin e, agora, estão impressas em um almanaque que será distribuído aos colaboradores da empresa.

“Nosso objetivo é que esses bons exemplos se multipliquem entre os colaboradores, familiares, amigos e nas comunidades onde atuamos, inspirando novos protagonistas. A Klabin é referência em sustentabilidade nas suas operações e queremos promover, cada vez mais, esse valor para o dia a dia das pessoas”, destaca Carime Kanbour, gerente de Gestão de Sustentabilidade e Comunicação da Klabin.

Reservatório de boas ideias na Klabin – Entre as várias histórias, vale destacar a experiência da laboratorista Marinez Romanhuck, que atua na área de qualidade e meio ambiente na Unidade Correia Pinto (SC). Marinez encontrou um jeito para reutilizar as embalagens de caixas de leite consumidas em sua casa. Teve a ideia de aproveitar as caixas transformando-as em bolsas e carteiras de artesanato. Após pesquisas, a colaboradora apresentou o trabalho durante uma oficina de reciclagem realizada em uma escola em Correia Pinto, que contou com a parceria da Klabin. O sucesso entre crianças, professores e colegas da companhia no reaproveitamento das caixas foi tanto que passaram a doar embalagens e se interessaram em saber mais sobre o tema. “Além de contribuir para a preservação da natureza, a atividade tornou-se uma terapia para mim, sem contar os momentos felizes que passo com meus filhos, que participam opinando sobre os modelos das bolsas e carteiras e aprendendo a importância da reciclagem”, diz Marinez.

Hugo Leonardo de Freitas, assistente administrativo na Unidade Betim (MG), trouxe uma ideia bastante relevante para os dias atuais. Preocupado com a escassez de água que afetou alguns bairros da cidade onde mora, Hugo criou e montou uma cisterna, sistema de aproveitamento de água da chuva. Com um projeto simples, barato e funcional, instalou uma estrutura que direciona a água das calhas da casa para uma caixa de 500 litros, que fica no terraço, fazendo uma ligação com um cano PVC para uma das torneiras de sua residência. Hugo também tomou o cuidado de manter a caixa tampada, com um sistema que retira o excesso de água quando atinge o limite. E os benefícios foram muitos. “Consigo lavar o carro, roupas, limpar a casa e o quintal”, afirma Hugo. E, melhor ainda, são as vantagens para o meio ambiente, com uma economia de 1.600 litros de água e 20% de redução no valor de sua conta. Um incentivo e tanto para os colegas e para a comunidade.

As boas ideias estão disponíveis no site www.klabin.com.br.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br