PressReleases

12/02/2021

Klabin apoia iniciativa da Fundação Vale e da Rede Asta de geração de renda para costureiras

Por meio da Máscara + Renda, mais de 13 mil máscaras de tecido foram doadas a entidades assistenciais dos municípios de Telêmaco Borba (PR), Goiana (PE) e Manaus (AM)

Klabin apoia iniciativa da Fundação Vale e da Rede Asta de geração de renda para costureiras

Por meio da Máscara + Renda, mais de 13 mil máscaras de tecido foram doadas a entidades assistenciais dos municípios de Telêmaco Borba (PR), Goiana (PE) e Manaus (AM)

Ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, foi uma das apoiadoras da iniciativa Máscara + Renda, criada pela Fundação Vale e pela Rede Asta – organização social que atua no desenvolvimento e geração de renda para artesãs e costureiras em todo o país.

Por meio da iniciativa, a empresa apoiou nove costureiras, sendo seis em Telêmaco Borba, no Paraná, e três em Goiana, em Pernambuco, oferecendo renda às profissionais a partir da confecção de máscaras de tecido. Além da parte financeira, todas receberam os insumos necessários para a produção das peças.

Ao todo foram confeccionadas 13.500 máscaras de tecido, distribuídas para várias entidades sociais dos municípios e também de Manaus, no Amazonas. Entre as entidades assistidas estão: Ação Social Igreja do Povo, Centro de Cuidado ao Idoso, Sopa Solidária dos Amigos, Abrigo Lar de Jesus e Núcleo de Apoio Casa do Caminho (NACCA), em Goiana; Lar do Idoso, Cooperativas de Reciclagem de Telêmaco Borba e região, Terras Indígenas de Mococa e Queimadas; além de algumas instituições sociais de Manaus.

“Foi um privilégio muito grande ter participado deste projeto, que veio em um momento de muita necessidade tanto para mim, por conta da renda, quanto para quem estava precisando de uma máscara para se proteger. Estou muito feliz de ter conseguido ajudar muita gente costurando, só posso agradecer pela oportunidade”, Lenilda Braz Santos da Silva, costureira de Goiana.

Dalila de Souza Lima, profissional de Telêmaco Borba, comentou que em toda a sua vida como costureira nunca tinha tido uma experiência como essa. “Me senti realmente útil, pois trabalhei para a sociedade. No começo da pandemia tinha uma certa resistência em produzir máscaras, achava que estaria tirando proveito de uma situação, mas o projeto abriu meus olhos, entendi que não se trata de querer se aproveitar, mas de ajudar as pessoas à minha volta. Sem contar a renda que foi muito importante nesse momento difícil”, comenta. 

Desde o início da pandemia, a Klabin tem realizado diversas doações e apoiado iniciativas que visam auxiliar a população no combate à COVID-19. Até o momento, a companhia já empregou cerca de R$ 14 milhões em todo o país. Os recursos têm sido destinados a ações voltadas à saúde, assistência social e geração de renda, principalmente nas regiões onde a empresa mantém atuação.

Sobre a Máscara + Renda

A iniciativa contou com um investimento inicial de R$ 5,5 milhões da Fundação Vale, sendo ampliada com a adesão de novos parceiros. O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química.

Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação de Indústrias do Pará (FIEPA), SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.

Para mais informações, acesse www.mascaramaisrenda.com.br.

 

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

O que procura?