PressReleases

23/04/2020

Klabin apoia associações e cooperativas de reciclagem durante a pandemia do novo coronavírus

Incluídas na relação de atividades essenciais pelo Governo do Estado, as associações e cooperativas de reciclagem de resíduos necessitam de apoio para seguir funcionando

Paraná, 23 de abril de 2020 – Buscando apoiar o serviço de reciclagem de resíduos sólidos em Telêmaco Borba e região, a Klabin destinou 190 toneladas de papel de refugo para o abastecimento da cooperativa de reciclagem da cidade e para a Associação de catadores de Imbaú.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbaú (ACAMARI) receberá 40 toneladas de papel na próxima semana. O montante virá em boa hora, já que a instituição havia perdido 18 toneladas de material por causa de um incêndio em suas dependências no começo do mês. Ninguém ficou ferido, mas o acidente colocou em risco a renda dos 13 associados, que dependem diretamente da venda de recicláveis. A doação da Klabin equivale a um montante de R$ 16 mil.

Já a Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba (COOPATB) recebeu 150 toneladas de papel da companhia. Jane Clea Rocha Camargo, presidente provisória da COOPATB, conta que a entrega veio em um momento crucial para a cooperativa. “A doação complementou o pagamento dos 32 cooperados. Sem ela, nossa renda nos meses de março e abril seria quase inexistente”, comenta. Além de receber o papel, os associados passaram a seguir as orientações de segurança implementadas pela Klabin.

Foto: Divulgação

Pessoas que trabalhavam no local e que faziam parte do grupo de risco do novo coronavírus foram afastadas, mas seguiram recebendo o mesmo salário daquelas que puderam continuar trabalhando. Além disso, a cooperativa passou a aguardar 72 horas antes de iniciar a separação dos resíduos sólidos. “Agradecemos muito pela doação e pelas dicas para possamos seguir trabalhando, mas com segurança”, completa Jane.

Para Júlio Nogueira, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, a atitude está diretamente alinhada à visão de sustentabilidade da companhia. “Partimos de uma visão integrada, que entende a importância de executar ações para contribuir no combate ao novo coronavírus, mas que também se estende em apoiar a atividade econômica de parceiros importantes. A atividade dos catadores é muito relevante na manutenção da economia circular, além de garantir o destino mais adequado aos resíduos”, avalia.

Saúde também é solidariedade

Além do papel de refugo, a Klabin entregou itens de higiene para os profissionais de cooperativas de reciclagem de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira e Reserva, em ação motivada pela equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Klabin. A mobilização partiu de 44 colaboradores de diversas áreas que contribuíram para a produção de 66 kits com água sanitária, detergente e sabonete para higiene pessoal. A Klabin também contribuiu com a iniciativa, doando máscaras, luvas e óculos.

Em Telêmaco Borba, a entrega das doações ocorreu no fim de março e foi feita pessoalmente, respeitando as orientações de distanciamento. Na ocasião, colaboradores da Klabin também orientaram sobre o uso dos itens doados e reforçaram a importância da adoção de cuidados com a saúde e a higiene. Para as demais associações da região, as instruções detalhadas foram enviadas junto com os kits.

A iniciativa foi conduzida por Henrique Luvison, coordenador da equipe de Responsabilidade Ambiental da Klabin, cujo contato com os cooperados é antigo. Todos trabalham juntos no Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. Para ele, as ações são parte de um exercício diário que todos precisamos fazer: olhar com atenção para aqueles que nos rodeiam. “É importante exercer essa solidariedade e olhar pelo bem-estar das pessoas que estão perto de nós, pois coisas que parecem muito simples nem sempre estão acessíveis a todos”, afirma.

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Assessoria de Imprensa

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

Facebook

Youtube


O que procura?