10/06/2019

Durante o mês do meio ambiente, Programa Caiubi promove palestras sobre educação ambiental para as regiões de atuação da Klabin em Santa Catarina

Santa Catarina, 10 de junho de 2019 – Durante as comemorações do mês do meio ambiente, a unidade da Klabin em Correia Pinto recebeu a 31ª edição do Programa Caiubi, que teve como tema central a conservação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade.

 

O Programa, desenvolvido pela Klabin, tem como objetivo capacitar professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e sensibilizá-los para assuntos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente, para que se tornem multiplicadores do tema para alunos e as comunidades em que atuam.

 

O evento teve sua programação dividida em dois dias, com palestras sobre os programas socioambientais da Klabin, a importância da preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e a sustentabilidade do solo, além de oficinas, dinâmicas e visitas a campo para reforço dos temas abordados. Ao todo, mais de 55 professores dos municípios de atuação da Klabin no estado participaram das atividades.

 

O Programa Caiubi é desenvolvido em Santa Catarina desde 2007 e tem aproximado a Klabin das comunidades nos 40 municípios do Estado onde a companhia possui operações florestais e industriais, conscientizando a população das ações realizadas pela companhia em prol do desenvolvimento sustentável.

 

 

O Programa Caiubi


Com objetivo de disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores das comunidades em que atua, a Klabin iniciou o Programa Caiubi, no Paraná, em 2001. Em Santa Catarina, o projeto acontece desde 2007 e é promovido em parceria com as Secretarias de Educação. Desde sua criação, já foram realizadas 31 edições, que beneficiaram mais de 550 professores de 1.350 escolas e 178 mil estudantes.

 

Sobre a Klabin


A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

 

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

 

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.