08/10/2019

Com apoio de programa da Klabin, Silvicultores de Santa Catarina recebem reconhecimento para certificação de Manejo Florestal

Santa Catarina, 8 de outubro de 2019 – Apoiado pela Klabin, um grupo de produtores florestais no Planalto Serrano foi reconhecido pela 1ª Auditoria de Certificação do Manejo Florestal FSC® (FSC-C001941) na região. Essa ação faz parte do Programa de Certificação Florestal de Fornecedores de Madeira Controlada da Klabin em Santa Catarina, com o apoio da SUMATRA (Consultoria Ambiental), do Programa Matas Legais e em parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

 

Esse é o primeiro grupo formado dentro do Programa de Certificação Florestal apoiado pela Klabin em Santa Catarina, cujas áreas florestais ficam distribuídas em seis municípios da serra catarinense (Lages, Painel, São José do Cerrito, São Cristóvão do Sul Correia Pinto e Capão Alto) e somam cerca de 2.500 hectares de florestas plantadas e nativas. O projeto, criado há mais de cinco anos para fornecedores de madeira da Klabin, já ajudou, desde então, a certificar de forma independente mais de 21 mil hectares de florestas plantadas (pínus/eucalipto) e nativas distribuídas em mais de 15 municípios na região de Mata Atlântica.

 

 

O processo de compra de madeira controlada na Klabin segue os princípios do FSC® para Cadeia de Custódia. Dessa forma, as regras estabelecidas tendem a preparar os proprietários de florestas plantadas da região para uma futura Certificação do Manejo Florestal.