15/06/2022

Pesquisa & Inovação

Klabin realiza Pitch Day para busca de soluções sustentáveis para o controle do ‘Mexilhão-Dourado’

Por meio da iniciativa de inovação aberta, Companhia recebe até 30 de junho inscrições de projetos que auxiliem no controle do molusco de espécie invasora, que se instala em tubulações e sistemas de captação de água

São Paulo, 15 de junho de 2022 - Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin abre inscrições para um novo Pitch Day, iniciativa de inovação aberta da Companhia que, desta vez, busca ideias inovadoras para o controle do ‘mexilhão-dourado’. Estudantes, empreendedores e empresas de todo o País podem inscrever seus projetos até 30 de junho no portal Inova Klabin.

O desafio lançado pela Companhia busca ideias e projetos eficazes para auxiliar no controle do molusco de espécie invasora que se reproduz com rapidez e causa transtornos nas tubulações e sistemas de captação de água para uso operacional no Rio Tibagi, no Paraná, podendo causar o entupimento do sistema. De origem asiática, o ‘mexilhão-dourado’ (Limnoperna fortunei) possivelmente chegou à América do Sul de maneira acidental, praticamente não possuindo predadores na fauna brasileira e apresentando enorme capacidade de reprodução e dispersão.

O processo de seleção do Klabin Pitch Day aceita soluções em diferentes estágios, desde que apresentem formas de controle sustentável e sem gerar resíduo ou poluição ao meio ambiente. As propostas inscritas serão avaliadas por uma banca e, na sequência, selecionadas para participar do Pitch Day.

“A questão do ‘mexilhão-dourado’ é complexa e exige uma solução não convencional, mas que esteja alinhada às premissas de sustentabilidade da Klabin. Enxergamos a inovação aberta como uma importante aliada para a resolução de desafios como estes, além de permitir uma aproximação com universidades, startups e outros parceiros”, explica Renata Freesz, gerente de inovação da Klabin.

O Klabin Pitch Day teve sua primeira edição realizada em 2018 e integra uma série de programas de inovação da Companhia, que busca construir uma rede global de contatos capazes de resolver desafios, compartilhar conhecimento e gerar valor para a empresa e para a comunidade científica. Saiba mais no link.

#Inovaçãoaberta #PichDay