26/11/2021

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Telêmaco Borba quer ser um território 100% circular

Parceria entre Prefeitura e Klabin pretende tornar a cidade um exemplo na
 gestão de resíduos sólidos

 

Paraná, 26 de novembro de 2021 - Ser um território 100% circular, em que materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico, são transformados, reaproveitados e reciclados em vez de serem enviados para aterros sanitários. Este é o objetivo do projeto que une Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba e Klabin, numa parceria com o Hub Incríveis, rede de inovação voltada para a economia circular e para a geração de impacto positivo. O anúncio do projeto “Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)”, seus objetivos e desafios foram apresentados num evento nesta sexta-feira, 26 de novembro.


Telêmaco Borba é o primeiro município do Brasil a ter um projeto deste porte implementado, e a ideia é que seja utilizado como modelo e inspiração para outras cidades brasileiras. A iniciativa conta ainda com o apoio do ViraSer, um programa de Logística Reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios, com fortalecimento da atuação dos profissionais de reciclagem, especialmente por meio de suas associações. O Viraser também atua em outros cinco municípios que integram o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, uma parceria da companhia com o Consórcio Caminhos do Tibagi que, desde 2012, contribui com ações que melhoram os indicadores ambientais de Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Reserva e Rio Branco do Ivaí.


Entre os desafios mais importantes do novo projeto, está o de aumentar ao máximo possível a reciclagem de embalagens. Para isso, na primeira fase do TC100, que ocorreu em 2021, o Hub Incríveis realizou um diagnóstico detalhado. Por meio dele, sabe-se que o município recicla ao ano apenas 12% das embalagens. Com este cenário, o projeto mapeou os principais problemas e desafios da gestão de resíduos no território e apontou caminhos e oportunidades para elevar ao máximo este potencial de reciclabilidade. Com isto, a prefeitura e as cooperativas, bem como os cidadãos e entidades privadas, poderão atuar em conjunto. As ações apontadas vão desde melhorias na estrutura das cooperativas, passam por formação e desenvolvimento de lideranças, iniciativas de educação ambiental, e propõem a criação de uma rede de comercialização de reciclados.


Os dados mostram que Telêmaco Borba já está no rumo certo. A escolha da região para ser o projeto piloto do TC100 ocorreu em função do avanço das ações da prefeitura e do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. Em 2021, foi realizado um trabalho de fortalecimento nas cooperativas do município, com desenvolvimento das lideranças e melhora da logística e da eficiência produtiva. Também foram incentivadas no município ações de educação ambiental e ampliação da comercialização dos materiais. Um dos melhores indicadores do sucesso foi o aumento do volume de vendas e elevação de mais de 200% na renda média dos trabalhadores da cooperativa, além de melhores condições de saúde, higiene e segurança nas operações.


A segunda fase do projeto TC100 ocorre no ano que vem, e consiste em ampliar as ações de educação ambiental no município, fortalecer o plano de coleta seletiva, com nova metodologia (sacolas retornáveis) e instalação de pontos de entrega voluntários. Além disso vai ampliar a rede de comercialização das embalagens recicláveis e propor melhorias nas leis de gestão de resíduos em Telêmaco Borba. 

 

“Transformar Telêmaco Borba em um território 100% circular é cumprirmos, na prática, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), a chamada Agenda Klabin 2030 alinhada com os objetivos da ONU, diminuindo os impactos e aumentando a sustentabilidade do planeta”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social da Klabin. Uma das metas da Klabin é zerar o envio de resíduos industriais para aterro até 2030.


"Estamos muito engajados neste projeto, fruto da parceria entre a prefeitura e a Klabin. Acreditamos que ele se tornará um marco socioambiental para Telêmaco Borba e, com a participação de todos, deve inspirar outros municípios brasileiros a qualificar a gestão de resíduos e circularidade de embalagens", afirma Luis Fernando Matos, secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Telêmaco Borba.

 

#Economiacircular #TelêmacoBorba #reciclagem #