Klabinna Mídia

NSC Total 17/12/2020

Parceria entre estado e prefeitura de Lages pode ajudar na ampliação de leitos UTI Covid

Por Eduarda Demeneck
17/12/2020 – 11h15

A visita do Secretário de estado da Saúde André Motta Ribeiro, em Lages, nesta quarta-feira (16), foi importante para alinhar como a abertura de dez novos leitos de UTI COVID, no hospital Tereza Ramos deve acontecer. A unidade recebeu uma doação de respiradores, bomba infusão, máquina de hemodiálise da empresa Klabin. Mas, para colocar em funcionamento esses equipamentos, serão necessários profissionais como médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Uma alternativa discutida entre o Secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro e a prefeitura de Lages, é a possibilidade de o município ceder alguns desses profissionais da área da saúde, através de um Plano de Cooperação Técnica entre município e estado. Segundo o secretário de saúde de Lages, Claiton Camargo, o município, por causa da pandemia, tem um credenciamento especifico para contratação de profissionais. Esse dinheiro vem do Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia. A ideia é estender esse credenciamento para auxiliar o estado na contratação de médicos para atuarem nos novos leitos do hospital.

“Estamos desde agosto em tratativas com o governo do Estado no sentido de viabilizar uma alternativa para ampliar os atendimentos e garantir profissionais da área da saúde para atender a população, principalmente nesse momento por conta da pandemia”, explica o secretário.

Já para a contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, o estado está com processo seletivo aberto. A reunião envolveu o prefeito de Lages, Antônio Ceron e o Secretário de Saúde do munícipio. Nesta quarta-feira (16), eles visitaram os hospitais Tereza Ramos e o Nossa Senhora dos Prazeres, que são os que recebem pacientes com Covid-19 na Serra. À tarde, a reunião aconteceu na Câmara de Vereadores.

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Assessoria de Imprensa

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

O que procura?