Klabinna Mídia

Portal Curiúva 26/02/2021

Klabin forma 80 alunos em mecânica e celulose e papel

Portal Curiuva – 26/02/2021

Investir em educação e na formação de mão de obra local, especialmente os jovens. Este é o propósito da Klabin que vem se concretizando em diversas ações e projetos realizados na região. Nesta quinta-feira, dia 25, mais um exemplo disso foi a formatura de 30 alunos do curso técnico em Mecânica, todos de Ortigueira, e os 49 alunos do curso técnico em Celulose e Papel, oferecidos para moradores de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira. A cerimônia foi realizada no formato online, cumprindo os protocolos de saúde de enfrentamento ao novo Coronavírus.

O curso técnico em Mecânica teve, ao todo, 1360 horas. Destas, 280 horas (cerca de 20%) foram de aulas práticas, além do período de estágio que teve duração aproximada de dois meses. Os alunos atuaram em quatro áreas da Manutenção da Unidade Puma, onde puderam conhecer todo o processo da Máquina de Papel, da Oficina Mecânica, do Pátio de Madeiras e Linha de Fibras, e também da área de Recuperação e Utilidades.

Além do conhecimento técnico, a experiência permitiu aos estudantes conhecer na prática o processo de uma grande empresa, extremamente automatizada. “O conhecimento teórico e prático adquirido durante o período do curso fará toda a diferença nos currículos dos alunos, seja para contratações na Klabin ou para outras empresas. Essa oportunidade é o primeiro passo para a construção de uma carreira promissora, inclusive das mulheres, que são muito bem-vindas em nossas operações”, enfatiza Adolfo Furtado, Gerente e Gente e Gestão das Unidades do Paraná.

João Victor Hissnauer Paloco, formando em Mecânica, diz que a capacitação despertou novas áreas de interesse para futuras formações. “Foi incrível ter a oportunidade de estudar e, ao mesmo tempo, trabalhar junto com os profissionais da Klabin. Aprendi na teoria e na prática. No estágio, gostei de tudo, mas as áreas de Recuperação e Utilidades e a Máquina de Papel foram as que mais me chamaram atenção”, relata.

Dentre os mais novos Técnicos em Mecânica, 15 alunos já estão em fase de contratação pela Unidade Puma. Outros 15 continuam no banco de dados da Klabin e poderão participar de processos seletivos que correspondam ao perfil, tanto na Unidade Puma quanto em outras unidades da Klabin, como Monte Alegre e Florestal.

Da formatura para o primeiro emprego, Milena Rodrigues Serra, de 23 anos, é uma das alunas que em março já começa a cumprir expediente na Unidade Puma. “Para mim foi surpresa atrás de surpresa, desde as inscrições para o curso. Fiquei na dúvida se as mulheres poderiam se candidatar. Em seguida, verifiquei que sim. Isso foi uma grande alegria para mim: sair do curso empregada e saber que a Klabin busca não fazer distinção entre gêneros”, conta a nova contratada.

Do curso técnico em Celulose e Papel, quatro alunos já foram contratados pela Unidade Monte Alegre e oito pela Unidade Puma.

A oferta de cursos está diretamente relacionada ao compromisso da Klabin na geração de emprego, renda e formação para as cidades da região, além de auxiliar os municípios, em especial Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba, a crescer economicamente. “A Klabin, com a possibilidade de oferecer postos de trabalho dentro de suas unidades, vem dando respostas práticas ao seu objetivo de valorizar a mão de obra local, seja durante as obras do Projeto Puma II ou nas atividades de operação de suas fábricas. Isso faz parte da política da empresa em sua relação com as comunidades vizinhas e na geração de impacto socioambiental positivo”, ressalta o gerente de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social da Klabin, Uilson Paiva.

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Assessoria de Imprensa

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

Facebook

Youtube


O que procura?