Klabinna Mídia

Tissue 06/08/2021

Klabin firma parceria para fomentar a produção de biogás

Por meio de um convênio de trabalho com o Projeto GEF Biogás Brasil, a companhia espera contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa

A fim de fomentar a produção de biogás na Região Sul do país e contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a Klabin firmou um convênio de trabalho com o Projeto GEF Biogás Brasil.

A parceria inclui uma série de atividades para este ano, iniciando pela estrutura do modelo de negócios, no qual serão analisadas as possibilidades técnicas, econômico-financeiras e jurídicas para a produção de biogás a partir do tratamento de resíduos sólidos em aterros sanitários e em propriedades rurais no Paraná.

A primeira proposta em estudo consiste em otimizar o sistema de captação de biogás do aterro sanitário da cidade de Imbaú (PR), que tem vínculo com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi e é apoiado pela Klabin por meio do Programa de Resíduos Sólidos da empresa.

Já o segundo projeto vai analisar sistemas para o tratamento dos resíduos do saneamento rural (esgoto) das propriedades atendidas pelo programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, ação socioambiental desenvolvida pela Klabin. As duas iniciativas acontecem na região dos Campos Gerais, no Paraná.

O Projeto GEF Biogás Brasil tem o objetivo de diversificar a matriz energética brasileira por meio do biogás, colaborando para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da dependência nacional de combustíveis fósseis.

O programa é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

A iniciativa vai ao encontro dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), lançados no ano passado como um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança da empresa, da sociedade e do planeta.

Os modelos de negócios no âmbito do convênio entre o Projeto GEF Biogás Brasil e a Klabin devem ser entregues ainda em 2021, incluindo as avaliações técnicas dos meios de implantação de cada proposta.

Relatórios de sustentabilidade

Tópicos mais buscados

Assessoria de Imprensa

CONTATO DA IMPRENSA KLABIN S.A.

O que procura?